Fluxo de atendimentos nas unidades hospitalares de Patos de Minas terá mudança a partir de sexta-feira

As mudanças no fluxo já terão início nessa próxima sexta-feira (17).

A Prefeitura de Patos de Minas, juntamente com a direção da Santa Casa de Misericórdia, realizou uma coletiva na tarde desta quarta-feira (17) para falar sobre a mudança de fluxo dos atendimentos da saúde na cidade. Alguns casos que antes eram direcionados para a Unidade de Pronto Atendimento, agora serão encaminhados para a Santa Casa. Além disso, as cirurgias eletivas terão um grande avanço segundo o chefe do executivo. As mudanças no fluxo já terão início nessa próxima sexta-feira (19).

De acordo com o Prefeito Luís Eduardo Falcão, o objetivo é diminuir os atendimentos e desafogar a UPA que, no momento, está bastante sobrecarregada. Segundo ele, as pessoas deverão buscar atendimento na Santa Casa em casos de média complexidade. A Secretária de Saúde Ana Carolina Caixeta explicou que em casos de torção, fratura e traumas, as pessoas devem procurar diretamente a Santa Casa. “A UPA irá atender apenas casos simples como febre, dores entre outros sintomas”, disse. Ela ressaltou ainda que “todos os casos de ortopedia deverão ser direcionados para a Santa Casa”.


A diretora da Santa Casa, Odilene Gonçalves, disse que a expectativa é realizar cerca de 400 cirurgias eletivas somente no mês de dezembro. De acordo com Odilene, as cirurgias realizadas serão de hérnia e hemorroidas. Mais de 3 mil pessoas aguardam na fila para a realização dessas cirurgias. Os trabalhos de sutura também serão realocados para a Santa Casa.


O Samu também já está orientado a transportar os pacientes de acordo com os protocolos e as pessoas que forem para as unidades por meios próprios serão orientadas a procurarem a outra unidade em caso de irem para o local errado. O Prefeito Luís Eduardo Falcão lembrou que, apesar de o hospital não ser municipal, o atendimento é para toda a população e todos se beneficiam dela. Questionados sobre a mão de obra, a Secretária de Saúde e a Diretora da Santa Casa garantiram que haverá mais clínicos na UPA e as longas esperas por atendimento serão amenizadas.


Além disso, profissionais de ortopedia entre outros serão realocados para a Santa Casa para dar mais agilidade no atendimento. “A nossa expectativa é de que a pessoa seja atendida o mais breve possível e de que as cirurgias eletivas sejam realizadas assim que a demanda surgir”, disse Ana Carolina. A mudança no fluxo terá início nesta próxima sexta-feira (19).


Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais