Fiscalização encontra uísques falsos e produtos vencidos e interdita distribuidoras em Uberlândia

A operação foi realizada em parceria com as Polícias Militar e Civil de Minas Gerais, Receita Estadual, Vigilância Sanitária Municipal e fiscais de posturas da Prefeitura.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Regional de Defesa do Consumidor de Uberlândia, realizou nessa terça-feira, 19 de agosto, fiscalização em dois estabelecimentos comerciais destinados à distribuição de bebidas alcoólicas, ambos localizados no bairro Residencial Integração, na cidade do Triângulo Mineiro. A operação foi realizada em parceria com as Polícias Militar e Civil de Minas Gerais, Receita Estadual, Vigilância Sanitária Municipal e fiscais de posturas da Prefeitura.

A ação teve por finalidade apurar possíveis infrações às normas de defesa do consumidor, especialmente diante do desenvolvimento de atividades comerciais ininterruptas que vinham favorecendo a aglomeração de pessoas na região e a ocorrência de festas em logradouros públicos, com a utilização de equipamentos sonoros em volume acima do permitido, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e outras substâncias ilícitas, circunstâncias que fomentavam a perturbação do sossego público e favoreciam a ocorrência de crimes e outros atos infracionais.

Durante a fiscalização foram encontrados produtos com prazo de validade vencidos e avariados, colocando em risco a saúde dos consumidores. Em um dos estabelecimentos, as equipes constataram ainda a comercialização de bebidas falsificadas (uísque) e de produtos sem comprovação de sua origem legal. Diante das irregularidades, a proprietária do estabelecimento foi autuada e presa em flagrante delito, sendo conduzida à Delegacia de Polícia Civil para a adoção das medidas cabíveis.


Ao final da operação, foram lavrados os respectivos autos de fiscalização e procedidas às interdições cautelares dos estabelecimentos inspecionados.

O promotor de Justiça Daniel Marotta Martinez, ressalta que a ação reafirma o compromisso da Coordenadoria Regional de Defesa do Consumidor de Uberlândia com a proteção da saúde, segurança e direitos da população, bem como com o combate às práticas ilícitas que atentam contra a ordem pública e as relações de consumo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada do Ministério Público de Minas Gerais

Últimas Notícias

Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 em Patos de Minas

Veja mais

Consumidores caem em pressão de corretores e assinam contratos caros durante as férias, alerta Procon

Veja mais

Prefeitura regulamenta estacionamento para pessoas com autismo e mostra como pedir cartão

Veja mais

Vigilância encontra produtos de limpeza proibidos de venda em comércios de Patos de Minas e alerta

Veja mais

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais