Fios e cabos soltos pelas ruas poluem e aumentam os riscos de acidentes em Patos de Minas

O problema ocorre não só nos bairros, como também no centro da cidade, provocando poluição visual e aumentando o risco de acidentes.

Tem sido comum em Patos de Minas encontrar fios arrebentados e soltos pelas calçadas. O problema ocorre não só nos bairros, como também no centro da cidade, provocando poluição visual e aumentando o risco de acidentes. Indignado com a situação, um morador encaminhou fotos de fios soltos à redação do Patos Hoje e cobrou uma solução das autoridades.

São cabos de energia e principalmente de fibra ótica usados por operadoras de telefonia. Esses fios têm permanecido por longo tempo caídos sobre as calçadas, dificultando o tráfego de pedestres. Também tem sido comum encontrar fios enrolados no alto dos postes, o que contribuiu para deixar a cidade com impressão de desleixo.

O problema chegou à Câmara Municipal de Patos de Minas que discute um Projeto de Lei que obriga empresa concessionária ou permissionária distribuidora de energia elétrica a realizar o alinhamento e a retirada de fios inutilizados de postes. A concessionária deve também notificar as demais empresas que utilizam os postes como suporte de seus cabeamentos a realizaram o mesmo procedimento.

“A empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica e as demais empresas que utilizam postes de energia elétrica, após devidamente notificadas, têm o prazo de até 30 (trinta) dias para regularizar a situação de seus fios, cabos e/ou petrechos inutilizados ou desalinhados”, diz o Projeto de Lei de autoria do vereador João Marra.

Na justificativa, o parlamentar aponta um descaso das empresas com a manutenção dos equipamentos. A fiscalização deverá ser feita pela Prefeitura e a concessionária terá que enviar relatórios periodicamente informando sobre as notificações. As empresas concessionárias que não respeitarem a lei poderão ser multadas em 300 Unidades Fiscais do Município por notificação descumprida.

O Projeto de Lei foi aprovado em primeiro turno na reunião da Câmara realizada na última semana e ainda voltará ao plenário para a votação em segundo turno.


Últimas Notícias

Crianças ateiam fogo em colchão e chamas destroem barracão no fundo de uma casa, em Patrocínio

Veja mais

A Orthodontic Patos de Minas convida população para o primeiro “Dia do Aparelho Invisível”

Veja mais

Homem de 41 anos é assassinado a tiros no bairro Jardim Esperança, em Patos de Minas

Veja mais

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais