Fiéis lotam a Igreja de Nossa Senhora da Abadia para homenagear a santa
Ao longo dia, missas e procissões vão marcar o dia da padroeira em Patos de Minas.
Os devotos de Nossa Senhora da Abadia aproveitaram o dia para prestar homenagens à padroeira. Ainda era madrugada quando os primeiros romeiros começaram a chegar. A Paróquia preparou um café reforçado para quem veio de longe. Ao longo dia, missas e procissões vão marcar o dia da padroeira em Patos de Minas.
A Igreja de Nossa Senhora da Abadia ficou pequena para tanta gente. Muitos devotos tiveram que assistir à missa do lado de fora. Após a celebração, todos queriam chegar perto da imagem. Uma oração de agradecimento aos pés da santa, tocar na imagem, levar para casa um ramo da flor da padroeira, cada fiel tinha um objetivo.
Aos 84 anos e acometida por uma doença grave, a dona Maria José Soares Melo se abdicou dos sapatos e seguiu a pé para o santuário. Ela queria levar flores para agradecer as bênçãos recebidas de Nossa Senhora da Abadia. A devota fervorosa se emocionou ao se aproximar da imagem da padroeira.
A capela das velas foi outro ponto bastante procurado pelos devotos. Nos horários de maior movimento, além da fé, foi preciso paciência para conseguir deixar uma vela para a santa. A gruta de Nossa Senhora da Abadia também ficou movimentada. Ali os fiéis fazem orações e se benzem com a água da santa.
A movimentação na Igreja de Nossa Senhora da Abadia em Patos de Minas será grande durante todo o dia. O número de pessoas passando pelo local é 30% maior do que no ano passado. A partir das 16h haverá procissão e missa campal. A Igreja Católica espera a participação de cerca de 20 mil pessoas.
Autor: Maurício Rocha