FICCO realiza megaoperação para desarticular quadrilha que comandava o tráfico na região
As medidas estão sendo executadas nas cidades mineiras de Uberlândia, Ituiutaba e Patrocínio, bem como em municípios dos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado - FICCO/MG, deflagrou nesta terça-feira, 19 de novembro de 2024, a Operação “Anthill”, com o objetivo de cumprir 31 mandados de prisão preventiva, 48 mandados de busca e apreensão e bloqueio de aproximadamente 150 milhões de reais. As medidas estão sendo executadas nas cidades mineiras de Uberlândia, Ituiutaba e Patrocínio, bem como em municípios dos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
A operação é resultado de investigação que apura crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro. O grupo investigado atua no tráfico interestadual de entorpecentes, sendo responsável pela aquisição e transporte de grandes quantidades de drogas do Mato Grosso do Sul para o Triângulo Mineiro.
Durante as investigações foram apreendidos cerca de 540 quilos de cocaína vinculados ao grupo. Nesta manhã, durante o cumprimento dos mandados, os policiais encontraram mais drogas, dinheiro e arma de fogo.
O nome da operação “Anthill”, cuja tradução é formigueiro, em português, faz alusão à estrutura da organização criminosa que funcionava como uma rede complexa, hierarquizada e com divisão de tarefas, similar ao funcionamento de uma toca de formigas.
A execução da operação segue em andamento, com a participação de aproximadamente 250 policiais.
A FICCO/MG é coordenada pela Polícia Federal e composta pelas polícias Civil, Militar e Penal e atua de forma descentralizada no combate ao crime organizado em Minas Gerais.