Festival Patos e Viola não será realizado e violeiros lamentam ausência na Fenamilho 2018

O motivo, segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, é o valor elevado da atração e a falta de recursos.

O Festival foi realizado nos últimos três anos. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

A Programação da Fenamilho 2018 não vai incluir uma das atrações mais elogiadas pelo público sertanejo de raiz e amantes da viola caipira. O Festival Patos e Viola não será realizado este ano. O motivo, segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, é o valor elevado da atração e a falta de recursos.

O Festival Patos e Viola foi idealizado pelo museólogo patense, João Otávio Coelho, e foi realizado nos últimos três anos graças à Lei de Incentivo a Cultura. O Projeto era aprovado pelo Ministério Cultura e o Sindicato Rural captava os recursos junto as empresas do município, que depois descontavam o valor das doações nos impostos devidos ao Governo Federal.

O Festival Patos e Viola foi realizado pela primeira vez em 2015. No ano passado, o concurso teve a participação de 202 inscrições de cantores e compositores de nove estados brasileiros. O Festival distribuiu R$ 30 mil em prêmios para melhor canção sertaneja, instrumental e viola caipira.  Para os artistas, o maior prêmio, no entanto, era a possibilidade de ter sua composição gravada no CD do Festival Patos e Viola.

O tenente Primo, da dupla Rio Preto e Riachinho, lamentou a ausência do Festival Patos e Viola na programação da Fenamilho 2018. Ele é um dos maiores incentivadores da música sertaneja de raiz na região e ajudou a divulgar o Festival na Rádio Inconfidência e também na Rádio Nacional. Ele acredita que o Festival ajuda  a manter viva a tradição da viola caipira.

O presidente do Sindicato Rural, Elhon Cruvinel, confirmou que não houve tempo hábil para a captação de recursos através da Lei de Incentivo à Cultura. Ele destacou, no entanto, que o Festival Patos e Viola pode voltar a acontecer nos próximos anos.

Últimas Notícias

Veículo destruído pelas chamas no bairro Sorriso foi incendiado por dois homens de forma criminosa

Veja mais

Motorista fica ferido após bater em caminhão, em mais uma acidente na BR 365

Veja mais

Motorista de 50 anos morre preso às ferragens em batida frontal na BR 365

Veja mais

Enciumada, jovem pega a arma do ex-namorado e dispara contra ele; os dois acabaram presos

Veja mais

Ilhas temáticas de comidas e bebidas, mais de 50 garçons: o que o Réveillon Viva está preparando

Veja mais

Veículos batem de frente na MG 188, em Vazante e deixam três pessoas feridas

Veja mais