Festival Charles Chaplin vai ter exibição de filmes e debates sobre obra do artista no UNIPAM

O evento ocorre ao longo do semestre, começando a partir de 22 de setembro, e promove discussões sobre a obra do cineasta.


Charlie Chaplin

O UNIPAM realizará, ao longo deste segundo semestre, o “Festival Charles Chaplin”, exibindo filmes do cineasta e promovendo um fórum de discussões sobre a sua obra. Sob a coordenação do Prof. Luís André Nepomuceno, as atividades devem começar no próximo sábado, dia 22 de setembro, e vão até a primeira semana de dezembro, sempre com a exibição de filmes do cineasta num sábado à tarde, seguida de palestra e debate.

Charlie Chaplin, o jovenzinho “cockney” dos subúrbios de Londres, tornou-se, nos Estados Unidos, uma das mais importantes referências do cinema no séc. XX, e boa parte das técnicas e elaborações da comédia e do cinema mudo dependem, de uma forma ou de outra, de suas reflexões e de sua genialidade em criar e recriar situações originais, a partir de seu célebre personagem Carlitos, o adorável vagabundo. “Praticamente todo mundo conhece Carlitos, pelo menos por meio de imagens, pôsteres, gravuras, quadros etc, mas pouca gente das novas gerações já assistiu efetivamente a pelo menos um de seus filmes”, afirma o coordenador do evento. “O Festival será uma oportunidade para discutir Chaplin, para refletir seriamente sobre os seus filmes e sobre a sua contribuição ao mundo social e político contemporâneo”.

No próximo sábado, dia 22, às 13h30min, no Salão de Júri do UNIPAM (Bloco C), começam as atividades, com a exibição do filme “Luzes da cidade”, tido como uma das mais importantes películas de Chaplin. Logo após a exibição do filme, haverá palestra e debate sob a coordenação de Luís André Nepomuceno. Dia 20 de outubro, no mesmo horário e local, será a vez do filme “Tempos modernos”, com palestra e debate sob a responsabilidade do Prof. Altamir Fernandes. Dia 10 de novembro, o Prof. Moacir Manuel Felisbino coordena a discussão sobre o longa “Luzes da ribalta”, e por fim, no dia 1º de dezembro, o festival encerra as atividades com o filme “Casamento ou luxo”, com palestra e debate sob a coordenação do Prof. Roberto Carlos dos Santos.

As atividades do Festival Chaplin estão abertas à comunidade. Para o aluno do UNIPAM, as inscrições devem ser feitas on-line, pelo site www.unieventos.unipam.edu.br . Para a comunidade em geral, não é necessário fazer inscrição. Basta comparecer ao evento e assinar a lista de presença. Em ambos os casos, as inscrições são gratuitas. Os certificados serão entregues posteriormente, depois de cada sábado de atividade. Informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3823-0340, na coordenação do curso de Letras.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Unipam

Últimas Notícias

Empresas de laticínio fazem esclarecimento sobre apreensão de 20 toneladas de queijo em Patos de Minas

Veja mais

Comércio deve fechar neste 1º de Maio; veja o que abre e o que fecha em Patos de Minas

Veja mais

Homem de 33 anos acaba preso ao misturar clonazepam com crack e ameaçar de morte a própria mãe

Veja mais

Garis escoram monte de lixo em carro estacionado e deixa proprietário indignado

Veja mais

Após receber denúncia anônima, Polícia Militar encontra casa usada para o tráfico de drogas

Veja mais

Acusados de assassinar produtor que vivia ameaçado são alvos de megaoperação em Patos de Minas

Veja mais