Fenômeno raro: cometa com longa cauda pode ser visto nos céus de Patos de Minas

O objeto é seguido por uma longa cauda formada por uma espécie de fumaça esbranquiçada.


O Observatório de Patos de Minas registrou na noite desse sábado (18) a passagem do cometa C/2024 G3 (Atlas) nos céus da cidade. O fenômeno é um acontecimento muito raro. Ele surge a cada 160 mil anos e ainda pode ser visto no horizonte da cidade a olho nu, desde que as condições meteorológicas sejam favoráveis e não haja obstáculos.

Gilberto Melo foi quem registrou o fenômeno. Ele explicou que o cometa C/2024 G3 (Atlas) é um dos mais brilhantes já registrados nos últimos anos. O objeto é seguido por uma longa cauda formada por uma espécie de fumaça esbranquiçada. Especialistas explicam que ele se compara a Vênus, o segundo objeto mais luminoso do céu.

Descoberto em abril de 2024 pelo sistema de alerta ATLAS (Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides, da NASA), o cometa estava a mais de 600 milhões de quilômetros da Terra no momento de sua identificação.

Gilberto Melo explicou que o cometa poderá ser visto a olho ainda nos próximos dias em Patos de Minas. As pessoas devem olhar para o horizonte, logo acima do local onde o sol se põe. Ele está a oeste. O observador esclareceu, no entanto, que é necessário ter um horizonte livre, sem prédios ou árvores que encubram o horizonte, e sem nuvens também. O melhor horário para observá-lo é logo após o pôr do sol. Ele vai perdendo brilho gradualmente à medida que se afasta do Sol.

Últimas Notícias

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais