Federação encaminha alerta aos comerciantes para cumprimento da lei antifumo

Esta semana, o Sindicato dos Bares e Restaurantes do Estado decidiu encaminhar cartazes de advertência sobre a existência da lei.

A lei antifumo está em vigor em Minas Gerais desde o início de abril, mas muitos comerciantes de Patos de Minas ainda ignoram as determinações previstas na decisão. Esta semana, o Sindicato dos Bares e Restaurantes do Estado decidiu encaminhar cartazes de advertência sobre a existência da lei para os comerciantes da cidade.

A lei antifumo proíbe que as pessoas fumem em locais de uso coletivo, como os prédios comerciais ou industriais, casas de espetáculos, restaurantes e estabelecimentos similares. Os comerciantes devem criar áreas exclusivas e isoladas para fumantes. Nestes locais, será preciso instalar exaustores para transferir o ar poluído para fora. O dono do estabelecimento que descumprir a proibição pode ser multado de R$ 2 mil a R$ 6 mil. Em caso de reincidência, a multa será dobrada.

Mas em Patos de Minas, a lei ainda é ignorada por comerciantes e pelos dependentes do cigarro. Sem fiscalização é comum ver fumantes com seus cigarros acesos em bares e mesmo em restaurantes. Quem frequenta as festas na cidade, nos finais de semana, sofre ainda mais. Os fumantes passivos reclamam, mas não têm a quem recorrer.

Esta semana, Federação dos Bares e Restaurantes de Minas Gerais encaminhou panfletos alertando os comerciantes sobre a existência da lei. Em alguns casos, a medida já surtiu efeito. O proprietário do bar localizado na rua José de Santana afixou o aviso na parede da entrada e passou a exigir que os fregueses cumpram a determinação. Fumar agora só se for na calçada e fora da marquise.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bares e Restaurantes de Patos de Minas, Breno Pereira da Fonseca Palhares, os fumantes não têm criado problemas. Ele informou que os avisos de proibição estão sendo cumpridos normalmente. Nesta sexta-feira (06), o presidente da Federação Paulo Pedrosa virá a Patos de Minas esclarecer pontos da lei.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais