Fatura de energia pode chegar mais salgada se leiturista não tiver acesso ao padrão

Se o leiturista não tiver acesso ao equipamento de medição, a cobrança será feita pela média de consumo

Nesta época do ano, quando as famílias costumam viajar e deixar suas casas fechadas, o consumo de energia pode ser aferido pela média de consumo anual, caso o leiturista não tenha acesso ao equipamento de medição. Para evitar que isso ocorra, a Cemig recomenda que os consumidores fiquem atentos à data em que a próxima leitura será feita – essa informação está disponível nas faturas. Caso os moradores não estejam presentes, eles podem se programar e deixar alguém encarregado da tarefa de receber o leiturista.

Todos os meses, a Cemig emite mais de 8 milhões de faturas de energia. O cálculo geralmente é feito pela diferença entre a leitura realizada no mês atual e a leitura feita no mês anterior. Mas, em alguns casos, a fatura é calculada com base nas respectivas médias aritméticas dos valores faturados nos 12 últimos ciclos, em função do impedimento da leitura (local fechado), provocando o acúmulo da cobrança do consumo no mês seguinte.

Uma solução é o próprio cliente informar a leitura para a Cemig. Segundo o gerente de Gestão e Controle do Faturamento da Cemig, Eron Lopes Pereira, os medidores atuais facilitam a leitura, já que “o cliente pode anotar a sequência de números que consta no medidor e informá-la em qualquer um dos nossos canais de atendimento”.

Para os clientes da área rural, a leitura é feita de três em três meses, sendo que nos meses em que o leiturista não vai até o endereço do cliente, a fatura é emitida com base na média de consumo. Mas a qualquer tempo o cliente pode informar a leitura para a Cemig, evitando a emissão da fatura pelo consumo médio.

Canais de atendimento

Uma das formas mais simples de se informar a leitura é por meio do SMS. “Basta que o cliente envie a palavra leitura para 29810, informe o CPF do titular da fatura e a sequência de leitura anotada no medidor”, explica Eron Lopes Pereira.

Outra opção é a utilização do aplicativo Cemig Atende, disponível nos sistemas Android, IOS e Windows Phone. Há também a possibilidade de o cliente acessar a Agência Virtual, no site da Cemig. Nela, o cliente deve se cadastrar e, em seguida, clicar no ícone “Informar leitura”. O consumidor ainda pode ir a qualquer agência ou posto de atendimento Cemig Fácil ou ligar para o Fale com a Cemig, no telefone 116.

Fonte: Ascom CEMIG

Últimas Notícias

Homem enche carrinho com 72 garrafas de Heineken, carnes e outros produtos, tenta sair sem pagar e acaba preso

Veja mais

Homem diz que descobriu traição, ameaça de morte a esposa e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso após furtar capacete em motoneta e depois jogar fora em lote vago

Veja mais

Homem é preso em flagrante após ameaçar ex-companheira e causar danos a viatura em Patos de Minas

Veja mais

Caminhonete é arremessada e para tombada após ser atingida por Jeep na BR 352, em Arapuá

Veja mais

Idoso inabilitado avança parada, bate em ambulância do Samu e deixa três feridos, em Carmo do Paranaíba

Veja mais