Farol Incubadora de Patos de Minas recebe certificação Cerne com apoio do Sebrae Minas

Criado para construir um novo modelo de atuação para ambientes de inovação brasileiros, o Cerne atesta a padronização da incubadora na geração de negócios de sucesso nos territórios em que está inserida.

O Sebrae Nacional e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) certificaram, na 32ª Conferência da Anprotec, treze incubadoras capacitadas pelo Sebrae Minas no modelo Cerne (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos). Criado para construir um novo modelo de atuação para ambientes de inovação brasileiros, o Cerne atesta a padronização da incubadora na geração de negócios de sucesso nos territórios em que está inserida.

A ação integra o programa Habitats de Inovação, uma parceria do Sebrae Minas com a Rede Mineira de Inovação (RMI). Das 17 incubadoras capacitadas, treze passaram pela auditoria e foram certificadas. Entre as incubadoras habilitadas no Estado, a FAROL Incubadora de Empresas, ligada ao Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), conquistou a certificação Cerne 1 pela sua capacidade do ambiente de inovação.

A aprovação se deu por meio de uma banca de efetividade conduzida pela entidade certificadora, representantes do Sebrae, Anprotec e da própria Farol, bem como empresários incubados e graduados.

Para o gestor de inovação do UNIPAM, Fernando Dias da Silva, a certificação da Farol Incubadora é uma conquista extremamente significativa, na medida em que consolida as atividades de apoio a empreendimentos inovadores, bem como habilita o UNIPAM a pleitear os principais editais de captação de recursos públicos. “A certificação foi muito importante para nós, porque nos permitiu rever os processos para dar continuidade aos trabalhos da Farol e ir em busca dos Cerne 2, 3 e 4”, destaca.

A Farol Incubadora surgiu com o objetivo de dar sustentabilidade a empresas nascentes, a empreendedores que tenham uma ideia e desejam transformá-la em negócio, a pesquisadores que desenvolvam pesquisas de novos produtos/serviços e que tenham como premissa a inovação tecnológica e até mesmo àquele pesquisador que desenvolveu um produto e não sabe como colocá-lo no mercado.

Empreendimentos inovadores

O Cerne é uma plataforma que visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação. Para isso, determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, que estão associados a níveis de maturidade (Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4). Cada nível de maturidade representa um passo da incubadora em direção à melhoria contínua.

Entre as treze incubadoras certificadas, duas conquistaram o nível 2 de maturidade, a TecnoaPARQ/CenTev da UFV, de Viçosa, e a Unitecne – Incubadora de Empresas Uniube, de Uberaba.

A analista do Sebrae Minas, Luisa Silva Vidigal, destaca que “a certificação Cerne é um importante instrumento para o surgimento de negócios inovadores e o fortalecimento dos ecossistemas de inovação. Com a implantação do Cerne, os ambientes de inovação passam a atuar de forma proativa na promoção do desenvolvimento sustentável, com base na inovação”.

De acordo com a Rede Mineira de Inovação (RMI), os mecanismos já contribuíram para surgimento de mais de 400 negócios em Minas Gerais. Outros 150 estão em fase de incubação, e 50 são residentes vinculados aos parques tecnológicos de Belo Horizonte, Viçosa, Itajubá, Uberaba e Santa Rita do Sapucaí.

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais