☰
✕

Famoso pé de jatobá faz vítima em Patos de Minas e operação para derrubá-lo interdita rua

Como a árvore é enorme e ameaça, além da população também a rede elétrica, uma operação conjunta entre Corpo de Bombeiros e Cemig foi planejada.

Funcionários da CEMIG e o Corpo de Bombeiros trabalham no corte da enorme árvore.

Um pé de jatobá, árvore protegida por lei, será derrubado nesta quarta-feira (27) em Patos de Minas. Isso porque ele está condenado e já até fez vítima. Como a árvore é enorme e ameaça, além da população também a rede elétrica, uma operação conjunta entre Corpo de Bombeiros e Cemig foi planejada. A Rua São Geraldo foi interditada entre a Rua Quirino Fonseca e Rua José Caixeta.

O pé de jatobá está em um rancho de mesmo nome na Rua São Geraldo. O Senhor Francisco José de Souza, 86 anos, é o proprietário do imóvel. Segundo ele, a árvore enorme possui 55 anos de idade e cerca de 20 metros. O tronco da árvore impressiona, mas agora não ficará mais de pé. Ele foi condenado pelo Corpo de Bombeiros e terá que ser derrubado.

E não terá outra forma mesmo. O tronco está todo comprometido na base. Os galhos também já perderam a força e até fizeram uma vítima esta semana. O Senhor Francisco disse que foi chamado às pressas na segunda-feira (25) quando uma senhora havia acabado de ser atingida por um galho bem pesado da árvore.

Ela ficou desacordada por alguns minutos, mas não precisou de atendimento médico. O acidente deixou a mulher com um corte na cabeça. Ela esperava o ônibus na calçada, bem debaixo do enorme pé de jatobá, quando o galho despencou lá de cima. Nesta quarta, ainda foi possível ver o galho no canto da calçada.

Diante da ameaça, a única alternativa foi mesmo derrubá-lo. A árvore que fez história e inclusive deu nome ao rancho onde várias pessoas tinham o costume de se divertir em Patos de Minas será cortado em operação montada pelo Corpo de Bombeiros e uma Empresa terceirizada da CEMIG. Segundo o Senhor Francisco, a diretoria de Meio Ambiente e o IEF, haviam proibido a derrubada do jatobá, devido à legislação ambiental.

O trânsito na Rua São Geraldo foi interditado no local. Todos que forem trafegar pela via deverão pegar um desvio. O fornecimento de energia também poderá ser desligado. O Corpo de Bombeiros informou que o trabalho deverá acontecer da forma mais ágil possível para diminuir os transtornos para a população.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Passageiro de carro é preso pela Polícia Militar Rodoviária após ser flagrado com revólver na cintura na BR 352

Veja mais

Empresa apresenta ao Governo projeto de R$ 600 milhões para impulsionar o turismo em Três Marias

Veja mais

Homem é preso após furtar televisão dos próprios avós em Patos de Minas

Veja mais

UNIPAM abre inscrições para MBA em Inteligência Artificial com parceria do Sicoob Credicopa

Veja mais

Denúncia leva Polícia Militar a apreender revólver municiado em caminhão de serviço no Jardim Esperança

Veja mais

Homem de 67 anos é levado para a Delegacia após denúncia de importunação sexual contra enteado de 9 anos

Veja mais