Família de macacos-prego pede socorro em meio à devastação da Mata do Catingueiro

A boa ação de vizinhos é que está mantendo os macacos alimentados e saudáveis.

Em meio a devastação da Mata do Catingueiro, uma família de macacos-prego tenta sobreviver. São cerca de 20 animais concentrados em um pequeno núcleo de árvores, que não oferece água e nem alimentos. A boa ação de vizinhos é que está mantendo os macacos alimentados e saudáveis.

Os macacos já estão acostumados a receberem alimentos dos vizinhos. Basta uma pessoa aparecer no local para que eles se aproximem em busca de comida. “Parecem pedintes”, lamentou Dionísio Alberto - gestor da ONG ODS, que vem tentando aprovar a adoção da Mata do Catingueiro junto a Prefeitura de Patos de Minas desde o ano passado.

Segundo Dionísio, o ideal seria que a Mata do Catingueiro fornecesse os alimentos necessários para a sobrevivência dos animais. Ele demonstrou preocupação com a situação em que os macacos se encontraram. “Expostos desta forma, se um adoecer poderá transmitir para todos os outros e acabar com a família inteira”, explicou.

A maior preocupação, no entanto, é com as queimadas que acontecem com frequência na Mata do Catingueiro. Só este ano, segundo Dionísio, foram três incêndios florestais que contribuíram para reduzir ainda mais a área de mata. O fogo, a fumaça e a fuligem podem trazer consequências graves para estes animais.

A Mata do Catingueiro, localizada acima do bairro Jardim Panorâmico, foi transformada em Parque Ecológico Municipal, mas não vem recebendo os cuidados necessários. O aceiro feito no ano passado para evitar as queimadas já está tomado pelo mato e o novo pedido feito este ano não foi atendido. Dionísio cobrou providências das autoridades.

Para os vizinhos e para as pessoas que quiserem visitar a família de macacos-prego, Dionísio recomenda que levem água e alimentos saudáveis, como as frutas, por exemplo, e não deixem lixo no local, para que os animais não sejam contaminados.

Últimas Notícias

MP denuncia homem que colocou roundup em garrafas d’água na geladeira da mãe

Veja mais

Polícia Militar Rodoviária chama atenção para rodovias com maior risco de acidentes na região

Veja mais

Vestibular Agendado do Unipam tem vagas para cursos presenciais e de Educação a Distância

Veja mais

Polícia Militar prende motociclistas que praticavam manobras perigosas em Patos de Minas

Veja mais

Homem se muda de fazenda, leva fios de pivô de irrigação e acaba detido, na MGC462

Veja mais

Usaflex faz liquidação em bolsas, sapatos, rasteirinhas e tamancos com até 60% de desconto, em Patos de Minas

Veja mais