Família de macacos-prego pede socorro em meio à devastação da Mata do Catingueiro

A boa ação de vizinhos é que está mantendo os macacos alimentados e saudáveis.

Em meio a devastação da Mata do Catingueiro, uma família de macacos-prego tenta sobreviver. São cerca de 20 animais concentrados em um pequeno núcleo de árvores, que não oferece água e nem alimentos. A boa ação de vizinhos é que está mantendo os macacos alimentados e saudáveis.

Os macacos já estão acostumados a receberem alimentos dos vizinhos. Basta uma pessoa aparecer no local para que eles se aproximem em busca de comida. “Parecem pedintes”, lamentou Dionísio Alberto - gestor da ONG ODS, que vem tentando aprovar a adoção da Mata do Catingueiro junto a Prefeitura de Patos de Minas desde o ano passado.

Segundo Dionísio, o ideal seria que a Mata do Catingueiro fornecesse os alimentos necessários para a sobrevivência dos animais. Ele demonstrou preocupação com a situação em que os macacos se encontraram. “Expostos desta forma, se um adoecer poderá transmitir para todos os outros e acabar com a família inteira”, explicou.

A maior preocupação, no entanto, é com as queimadas que acontecem com frequência na Mata do Catingueiro. Só este ano, segundo Dionísio, foram três incêndios florestais que contribuíram para reduzir ainda mais a área de mata. O fogo, a fumaça e a fuligem podem trazer consequências graves para estes animais.

A Mata do Catingueiro, localizada acima do bairro Jardim Panorâmico, foi transformada em Parque Ecológico Municipal, mas não vem recebendo os cuidados necessários. O aceiro feito no ano passado para evitar as queimadas já está tomado pelo mato e o novo pedido feito este ano não foi atendido. Dionísio cobrou providências das autoridades.

Para os vizinhos e para as pessoas que quiserem visitar a família de macacos-prego, Dionísio recomenda que levem água e alimentos saudáveis, como as frutas, por exemplo, e não deixem lixo no local, para que os animais não sejam contaminados.

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais