Faltam profissionais: vagas de empregos sobram em Patos de Minas

As vagas nas agências de recolocação profissional estão sobrando e a dificuldade está sendo grande para preenchê-las.


Na área da construção civil também falta profissionais.

O setor econômico brasileiro tem vivido um de seus melhores momentos. Em Patos de Minas a situação parece ser ainda melhor. A oferta de empregos na cidade subiu tanto que parece que foram os candidatos que sumiram. Os postos de trabalho nas agências de recolocação profissional estão sobrando e a dificuldade está sendo grande para preenchê-los. Os serviços operacionais são os que mais oferecem.

Na Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, há vagas de empregos para diversos setores. De acordo com Anaísa Lopes, existem vagas para auxiliar administrativo, para trabalhar com vendas, secretária, motoboys, motofretistas dentre outras. Ela contou que em certos casos as vagas ficam abertas por meses.

No caso de motoboy, por exemplo, todo mês cerca de 5 vagas são abertas e pelo menos 20% delas ficam sem ser preenchidas. Um dos motivos para a falta de profissionais pode ser a exigência do serviço. No caso do motoboy, ela citou que muitos acham cansativo o trabalho e preferem outras áreas.

Em outras agências de emprego, a situação não é diferente. Em uma delas, o proprietário já demonstrou interesse de mudar de ramo ou modificar a forma de trabalho, porque está realmente complicado encontrar gente para trabalhar. “Quem está tendo dificuldade na verdade é o empresário”, afirmou.

Na Olivet Talentos, a situação também está parecida. De acordo com a agente de recrutamento e seleção,Cristiane dos Santos Araújo, existem muitas vagas para serem preenchidas. Ela informou que no mês de julho foram feitos cerca de 40 cadastros, sendo que neste mês foram realizados apenas nove.

Naquele mês, o número de cadastros foi cerca de 4 vezes mais do que realizado até o momento. E está difícil de encontrar um profissional para ocupar as vagas. Ela informou que além da falta de qualificação profissional, os próprios interessados estão mais exigentes na escolha do emprego.

Os empresários também continuam rigorosos na escolha do empregado. Ela explicou que geralmente eles pedem além da qualificação com cursos, experiência com comprovação na carteira de trabalho, dificultando ainda mais o preenchimento. “Os empresários é que estão tendo mais dificuldade para encontrar o profissional”, afirmou.

Cenário do desemprego no país

De acordo com dados do IBGE, apesar do ritmo moderado da atividade econômica em 2011, o mercado de trabalho no Brasil manteve-se robusto, com destaque para o declínio na taxa média anual de desemprego para 6,0%.

Sabe-se que as alterações na atividade no mercado de trabalho ocorrem com certo intervalo de tempo em relação às mudanças na produção, porém dados recentes não mostraram sinais desfavoráveis. A taxa de desemprego no país registrou 5,7% em fevereiro de 2012, baixa recorde para o mês. Na região metropolitana de Minas Gerais, a taxa de desemprego foi de 4,7%, uma das melhores do país. Em Patos de Minas, a situação parece ser ainda melhor. Muitos empresários estão tendo dificuldade de encontrar profissionais. A situação supera a do mercado de trabalho nas maiores economias do mundo.

O governo brasileiro afirma que o bom momento tem a ver com a política de promoção do crescimento com inclusão social e produtiva. O aumento das transferências do programa Bolsa Família desempenha importante papel e torna-se parte do Plano Brasil sem Miséria, que visa melhorar a renda e bem-estar dos mais pobres. O programa inclui ainda o acompanhamento das famílias e sua inclusão na rede de segurança social.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

GPS guia carreta carregada para a Praça Madrid e veículo para na av. Brasil

Veja mais

Operação com guindaste para substituir ar condicionado do Banco do Brasil interdita a principal rua da cidade

Veja mais

Motorista é preso pela Polícia Militar Rodoviária transportando grande quantidade de maconha, em Patrocínio

Veja mais

URT empata com Valério e está a uma vitória do acesso

Veja mais

Motocicleta clonada é apreendida durante operação da Polícia Rodoviária Estadual na BR 352

Veja mais

Pavimentação é concluída e trânsito na segunda pista da avenida Fátima Porto está liberado

Veja mais