Falta de vacina contra a catapora preocupa os pais de Patos de Minas

Os pais que desejarem vacinar os filhos para protegê-los da catapora vão ter que entrar em uma fila de espera.

Os pais que desejarem vacinar os filhos para protegê-los da catapora vão ter que entrar em uma fila de espera. A vacina está em falta nas clínicas e laboratórios de Patos de Minas. De acordo com os especialistas em saúde, a grande procura é provocada por um surto da doença que atingiu Minas Gerais e outras regiões do país.

A catapora, também conhecida como varicela, acomete principalmente as crianças. Os principais sintomas são febre e pequenas lesões que se espalham pelo corpo. O vírus que provoca a catapora é transmitido pelo ar, saliva e contato com o doente.

Em casos mais graves, as lesões podem inflamar e levar a uma infecção generalizada causada por bactérias. Adultos que não tiveram catapora na infância podem ficar doentes. Na fase adulta, a doença é ainda mais perigosa, podendo até matar.

Desde janeiro, o número de casos de catapora em Minas ultrapassa a casa dos 20 mil, com 14 mortos. De acordo com a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Mariah Figueiredo, em Patos de Minas o número de casos registrados até agora está dentro da normalidade.

Mas a incidência em outras regiões provocou uma corrida pela vacina contra a doença. A imunização não está disponível na rede pública e custa cerca de R$ 130,00 nas clínicas e laboratórios particulares. Mas é preciso ter paciência. A vacina está em falta.

De acordo com o médico patologista, Maurício Rios, apenas em sua clínica, existe uma fila de espera pela vacina de mais de 100 pessoas. A procura aumentou em todo o país e os laboratórios não estão conseguindo atender a demanda.

O problema mais grave da catapora é a infecção cutânea que ela pode provocar. A orientação do médico Maurício Rios é para que as vítimas da doença evitem coçar as pequenas bolhas que se formam pelo corpo.

Últimas Notícias

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais