Falcão diz que está reavaliando o contrato com a Copasa e que vai cobrar melhorias no serviço

O chefe do executivo informou ainda que tem uma reunião marcada com o presidente da Copasa.

O prefeito Luís Eduardo Falcão falou sobre o contrato assinado entre a Prefeitura de Patos de Minas e a Copasa para prestação dos serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto no município. Ele explicou como foi feito o acordo e disse que vai cobrar para que a Companhia preste um serviço de melhor qualidade. O chefe do executivo informou ainda que tem uma reunião marcada com o presidente da Copasa.

Como o Patos Hoje adiantou nessa terça-feira (15), a Copasa fará um reajuste de 100% no valor da Tarifa de Esgoto a partir do mês de julho. Atualmente, os consumidores pagam 33% do valor da água referente ao esgoto e passarão a pagar 66%. Segundo o prefeito Luís Eduardo Falcão, esse reajuste está previsto em um acordo assinado entre a Prefeitura e a Copasa em 2018.

Segundo ele, a direção da Copasa havia oferecido um desconto de R$ 16 milhões para compensar atrasos na prestação de serviços, mas que o então prefeito José Eustáquio entendeu que o melhor era descontar na tarifa de esgoto. Por isso, o reajuste na tarifa de esgoto, que era para ter sido feito antes, está entrando em vigor somente agora.

O prefeito disse que vai cobrar da Copasa uma melhora na prestação de serviços, inclusive na zona rural, que está prevista no contrato. O chefe do executivo também informou que terá um encontro com o presidente da Copasa para tratar sobre o contrato. O preço da tarifa estará na pauta de discussão. Pelo acordo com a Prefeitura, um novo reajuste na tarifa de esgoto está previsto para Janeiro de 2022.

CPI da Copasa

Com a saída do vereador Lásaro Borges da Comissão, o presidente da Câmara designou o vereador João Batista de Oliveira - João Marra para recompor a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai apurar possíveis irregularidades cometidas pela Copasa. A CPI também definiu as diretrizes dos trabalhos e o nome do primeiro depoente.

Os vereadores da Câmara Municipal de Patos de Minas participaram de reunião especial na tarde dessa terça-feira (15/6), com a finalidade de indicação de membro para recompor a Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI que vai apurar possíveis irregularidades cometidas pela Copasa, tendo em vista a saída do membro titular, vereador Lásaro Borges de Oliveira. O nome indicado pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Ezequiel Macedo Galvão, é do vereador João Batista de Oliveira – João Marra, que foi aprovado por unanimidade pelo Plenário.

Dessa forma, a CPI ficou assim composta:
* Elizabeth Maria Nascimento e Silva - DEM – Presidente;
* José Eustáquio de Faria Junior - PODEMOS – Relator ;
* João Batista de Oliveira - João Marra - PATRIOTA;
* José Luiz Borges Júnior - PODEMOS; e
* Mauri Sérgio Rodrigues - Mauri da JL - MDB.

A primeira pessoa convocada para depor na CPI já está definida, mas o nome foi mantido em sigilo. O depoimento será nesta sexta-feira com transmissão ao vivo. Os integrantes da CPI também vão avaliar a possibilidade de parceria ou contratação de uma empresa ligada ao setor de recursos hídricos e hidrossanitários para a realização de uma perícia técnica nos serviços prestados pela Copasa. O objetivo é verificar o cumprimento do contrato e a veracidade dos dados apresentados pela empresa, como, por exemplo, a comprovação de que ela realmente trata 90% do esgoto da cidade, entre outras questões.

Últimas Notícias

Moradores ficam sem energia após caminhão danificar fiação no condomínio Moradas

Veja mais

Professora faz apelo para encontrar motorista que bateu em seu carro estacionado no Centro e fugiu

Veja mais

Carros atingem pedestres após acidente causado por avanço de parada, na av. Brasil

Veja mais

Bazar de Santo Antônio reúne mais de 10.000 itens com preço baixo, nesta quinta-feira

Veja mais

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais