Exposição Marias, Marias abre a 5ª Primavera dos Museus em Patos de Minas

O evento faz parte da programação da 5ª Primavera dos Museus, com o tema: Mulheres, Museus e Memórias.


As artesãs tiveram uma participação especial com a demonstração dos trabalhos feitos com o algodão.
A Exposição Marias, Marias, foi aberta hoje, pela manhã, pela prefeita Beia Savassi, com a apresentação do artesanato feito pelas Marias Artesãs. O evento faz parte da programação da 5ª Primavera dos Museus, com o tema: Mulheres, Museus e Memórias. As artesãs tiveram uma participação especial com a demonstração dos trabalhos feitos com o algodão.

A prefeita Beia Savassi salientou a importância do trabalho feito por elas, principalmente, por resgatarem a tradição cultural de Patos de Minas. “Temos muito orgulho das Marias Artesãs. Nos encontros que elas têm constantemente, elas tecem e criam peças com palha de milho, algodão e o capim, e com isso, tornam-se exemplo para outras gerações”, acrescentou.

Para a presidente da Associação das Marias Artesãs, Maria Abadia da Silva Rosa, foi uma oportunidade de mostrar o trabalho feito pelas mulheres. “Temos uma dedicação grande por parte de todas as integrantes e conseguimos comercializar as nossas peças, inclusive para o exterior”, reforçou.

Durante o evento, a presidente da Associação homenageou a prefeita Beia Savassi com um presépio de bambu. Para o secretário de Cultura, Gabriel Savassi foi entregue um arranjo de flores e para o chefe da Divisão de Patrimônio Histórico, Alex de Castro Borges foram doadas peças diversas para o Museu de Patos de Minas.

A abertura da Exposição e também da 5ª Primavera de Museus, contou com a participação especial de alunos das escolas Abílio Caixeta e Professor Antônio Dias Maciel (Normal) e, também, da Banda da 10ª Região de Polícia Militar.

A programação da 5ª Primavera de Museus prossegue até o dia 25, no entanto, a exposição Marias, Marias poderá ser visitada de 12 à 18h do dia 23. É uma promoção conjunta do Instituto Brasileiro de Museus, da Prefeitura de Patos de Minas e da Associação das Marias Artesãs, com o apoio da Fundação Casa da Cultura do Milho.

Autor: Mariângela Nogueira

Últimas Notícias

Celular furtado na Santa Casa é recuperado após ser rastreado; servente de pedreiro é preso por receptação

Veja mais

A brincadeira de mau gosto que pode custar vidas; Samu recebeu 92 mil trotes em Minas em 2025

Veja mais

Contrato de gaveta tem eficácia jurídica? Doutor Brian explica

Veja mais

Medic Imagem inaugura o mais moderno tomógrafo da região e amplia capacidade de diagnóstico

Veja mais

Homem arromba janela, descumpre medida protetiva e tenta esganar ex-namorada no Jardim Quebec

Veja mais

Homem é agredido a golpes de enxada e alavanca de ferro em Patos de Minas; autores fugiram

Veja mais