Exposição Marias, Marias abre a 5ª Primavera dos Museus em Patos de Minas

O evento faz parte da programação da 5ª Primavera dos Museus, com o tema: Mulheres, Museus e Memórias.


As artesãs tiveram uma participação especial com a demonstração dos trabalhos feitos com o algodão.
A Exposição Marias, Marias, foi aberta hoje, pela manhã, pela prefeita Beia Savassi, com a apresentação do artesanato feito pelas Marias Artesãs. O evento faz parte da programação da 5ª Primavera dos Museus, com o tema: Mulheres, Museus e Memórias. As artesãs tiveram uma participação especial com a demonstração dos trabalhos feitos com o algodão.

A prefeita Beia Savassi salientou a importância do trabalho feito por elas, principalmente, por resgatarem a tradição cultural de Patos de Minas. “Temos muito orgulho das Marias Artesãs. Nos encontros que elas têm constantemente, elas tecem e criam peças com palha de milho, algodão e o capim, e com isso, tornam-se exemplo para outras gerações”, acrescentou.

Para a presidente da Associação das Marias Artesãs, Maria Abadia da Silva Rosa, foi uma oportunidade de mostrar o trabalho feito pelas mulheres. “Temos uma dedicação grande por parte de todas as integrantes e conseguimos comercializar as nossas peças, inclusive para o exterior”, reforçou.

Durante o evento, a presidente da Associação homenageou a prefeita Beia Savassi com um presépio de bambu. Para o secretário de Cultura, Gabriel Savassi foi entregue um arranjo de flores e para o chefe da Divisão de Patrimônio Histórico, Alex de Castro Borges foram doadas peças diversas para o Museu de Patos de Minas.

A abertura da Exposição e também da 5ª Primavera de Museus, contou com a participação especial de alunos das escolas Abílio Caixeta e Professor Antônio Dias Maciel (Normal) e, também, da Banda da 10ª Região de Polícia Militar.

A programação da 5ª Primavera de Museus prossegue até o dia 25, no entanto, a exposição Marias, Marias poderá ser visitada de 12 à 18h do dia 23. É uma promoção conjunta do Instituto Brasileiro de Museus, da Prefeitura de Patos de Minas e da Associação das Marias Artesãs, com o apoio da Fundação Casa da Cultura do Milho.

Autor: Mariângela Nogueira

Últimas Notícias

Acordo prevê regra de transição de 60 dias para fim da escala 6x1

Veja mais

Carro para em cima de canteiro após motorista avançar parada obrigatória; ninguém ficou ferido

Veja mais

Homem é preso após agredir companheira e causar danos em residência no bairro Alvorada, em Patos de Minas

Veja mais

“Olho Vivo” é ampliado com monitoramento 360°, leitura de placas e reconhecimento facial, em Patos de Minas

Veja mais

Copasa alerta para manutenção programada que pode deixar mais de 20 bairros sem água amanhã

Veja mais

Diesel de má qualidade vem causando prejuízo aos proprietários de máquinas e veículos que dependem deste combustível

Veja mais