Exposição de vasos sanitários da Copasa chama a atenção na Praça do Fórum

A mostra começou por Belo Horizonte e está percorrendo cidades do interior de Minas.


Dezenas de vasos sanitários expostos na Praça do Fórum surpreende quem passa pela avenida Getúlio Vargas.
Dezenas de vasos sanitários expostos na Praça do Fórum surpreende quem passa pela avenida Getúlio Vargas nesta quarta-feira (12). Eles fazem parte da exposição “O Futuro passa por aqui” promovido pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa. A mostra começou por Belo Horizonte e está percorrendo cidades do interior de Minas.

A exposição de vasos sanitários “O futuro passa por aqui” tem o objetivo de conscientizar as pessoas para a importância do esgotamento sanitário. Os aparelhos chamam a atenção para mensagens contidas em painéis e nos próprios vasos sanitários que retratam a realidade do saneamento no Brasil e no mundo.

A exposição de vasos sanitários busca despertar a consciência crítica do cidadão sobre a importância do sistema de esgotamento sanitário para a saúde pública e preservação ambiental. Entre os temas abordados, constam informações sobre esgotamento sanitário e os benefícios de sua implantação, incidência de doenças causadas por condições inadequadas de saneamento, além dos cuidados que devem ser adotados para evitar danos às redes de esgoto.

O visitante da exposição vai conhecer os Vilões do Esgoto, personagens que representam os inimigos das redes: Bastão Implacável (cotonete), Doutor Seboso (fio de cabelo), Guimba do Mal (guimba de cigarro), Fio Maligno (fio dental), Viscoso (óleo de cozinha), Doutora Borrachuda (preservativo) e Nebulosa (nuvem carregada de água de chuva).

Problema frequente na rede de esgoto, o lixo lançado indevidamente nas ruas, cursos de água e pelos ralos e vasos sanitários traz transtornos à Copasa. Jogar lixo na rede de esgoto pode gerar contratempos como entupimentos, retorno do esgoto nos imóveis, além de elevar os custos do processo de tratamento.

Nesta manhã, a exposição de vasos recebeu a visita de estudantes de Patos de Minas. Eles voltaram para casa mais conscientes da importância do saneamento básico.

Curiosidades sobre o saneamento

• Uma válvula de descarga acionada por seis segundos gera o gasto de dez a 14 litros de água. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros. Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados.

• A cada R$ 1 investido em esgotamento sanitário, outros R$ 4 são economizados em despesas com saúde. (Fonte: Organização Mundial da Saúde, 2004)

• Por ano, em média 217 mil trabalhadores precisam afastar-se da função por causa de problemas de saúde ligados à falta de saneamento. A cada afastamento perdem-se 17 horas de trabalho. (Fonte: Trata Brasil/Fundação Getúlio Vargas, 2010)

• Estima-se que 1,5 milhões de crianças menores de 5 anos de idade morram a cada ano vítimas de doenças diarreicas causadas pelo saneamento inadequado (Fonte: Unicef).

• No Brasil, as doenças de transmissão feco-oral, especialmente as diarreias, representam em média mais de 80% das doenças relacionadas ao saneamento inadequado (Fonte: IBGE, 2012).

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Motorista é preso pela Polícia Militar Rodoviária transportando grande quantidade de maconha, em Patrocínio

Veja mais

Pavimentação é concluída e trânsito na segunda pista da avenida Fátima Porto está liberado

Veja mais

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Criminosos fazem diversas vítimas com golpe da falsa taxa de encomenda na alfândega; entenda

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais