Exames ofertados pela UFU serão ampliados em Patos de Minas; expectativa é de realizar 90 por dia

Além dos testes de Covid-19, realizados desde 2020, esta semana a unidade começou a oferecer exames de Influenza, Vírus Sincicial Respiratório, Dengue, Zica e Chikungunya.

A lista de exames ofertada pelo Laboratório de Diagnóstico e Análise Moleculares da UFU, em Patos de Minas, foi ampliada. Além dos testes de Covid-19, realizados desde 2020, esta semana a unidade começou a oferecer exames de Influenza, Vírus Sincicial Respiratório, Dengue, Zica e Chikungunya.

De acordo com a diretora de vigilância em saúde, Lilian Marinho, isso significa mais agilidade no resultado dos exames que antes eram levados para análise em outras cidades e auxílio mais rápido aos médicos para o fechamento de diagnósticos. A oferta dos novos exames foi possível graças ao convênio firmado entre a Prefeitura de Patos de Minas, a UFU e o Estado de Minas.


Segundo Guilherme Freitas, coordenador do laboratório e professor da UFU, o local possui capacidade para fazer até 90 testes por dia e deverá atender a demanda das 14 cidades que compõem as microrregionais de saúde de Patos de Minas e João Pinheiro. Guilherme disse ainda que a porta de entrada será as redes de saúde municipais.

Isso significa que os exames só serão realizados se o paciente buscar por atendimento em alguma unidade de saúde do município.

Últimas Notícias

Voluntário que já plantou mais de 6 mil árvores na cidade pede que população não furte mudas

Veja mais

Homem flagra a casa do pai sendo furtada, persegue suspeito e o imobiliza até a chegada da polícia

Veja mais

Atenção passageiros: rotas 5 e 11 do transporte coletivo terão mudanças a partir de 1º de janeiro

Veja mais

Jovem de 22 anos é preso após sequência de roubos e furtos no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Carro derrapa na pista molhada e bate em barranco na MG410, em Presidente Olegário

Veja mais

Carro de família que viajava pela MG 230 é atingido violentamente por árvore e motorista fica ferido

Veja mais