Eunício diz que pretende votar Orçamento de 2018 ainda nesta 4ª-feira em sessão do Congresso

O senador anunciou que a intenção é limpar a pauta do Congresso e, se possível, votar o Orçamento.

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Enício Oliveira (PMDB-CE), afirmou em plenário que pretende votar a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018 ainda nesta quarta-feira.

O senador anunciou que a intenção é limpar a pauta do Congresso e, se possível, votar o Orçamento. Autorizou, inclusive o funcionamento da Comissão Mista de Orçamento (CMO), que analisa a LOA, mesmo com a sessão do Congresso em curso, o que normalmente é proibido pelo regimento.

“Eu não vou suspender a Comissão de Orçamento. Eu autorizei, no começo da sessão a CMO a funcionar que eu validava a decisão da votação do que se referia à LOA, exclusivamente à LOA. Então, não há questão de ordem a uma decisão da Mesa tomada no início. E eu não volto atrás. Eu não volto atrás facilmente naquilo que decido, porque decido sempre com base no regimento e no bom senso”, disse Eunício.

”Eu autorizei, durante a sessão, apenas o funcionamento da CMO para votarmos a LOA, porque, se votarmos todos os projetos hoje, a intenção desta presidência é votar a LOA hoje.”

No início da semana, diante de pressão de governistas que temiam um esvaziamento do Congresso após a votação do Orçamento, Eunício aceitou postergar a votação da LOA desta para a próxima semana. Agora, aparentemente, retoma a ideia de votar o Orçamento antes da análise da reforma da Previdência.

Governo e aliados defendiam que a votação da LOA fosse o último ato do Congresso antes do recesso, justamente para segurar parlamentares em Brasília e garantir um quórum adequado para a votação da reforma da Previdência, prevista para a próxima terça-feira.

Uma liderança da base disse à Reuters que o último cálculo aponta 278 votos favoráveis à reforma, ainda distantes dos 308 necessários para aprová-la em dois turnos, como exigem as regras de tramitação de qualquer Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

Fonte: Agência Reuters

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais