Estudantes reclamam da Lei do Passe Livre e pedem número maior de passagens

Pais de alunos também fizeram um abaixo-assinado.


Alunos aguardando para entrar no coletivo. (Foto: Arquivo Patos Hoje)

A Lei do Passe Livre no transporte coletivo urbano de Patos de Minas ainda não completou dois meses, mas já é alvo de polêmica e reclamação. Pais de alunos que fazem mais de uma atividade durante o dia alegam que estão gastando mais com o deslocamento dos estudantes do que antes da aprovação da gratuidade.

A justificava dos pais é que antes os alunos pagavam meia passagem e podiam utilizar o transporte coletivo para fazer outras atividades. A Lei do Passe Livre dá direito a apenas 40 passagens por mês e o aluno só pode utilizar o benefício no trajeto de casa para a escola e da escola para casa.

De acordo com o servidor público, Sebastião Souza, além de frequentar a escola regular, a filha faz aulas de música e de idiomas. São quatro passagens diárias ao preço de R$ 1,95 cada uma. Para quem não tem cartão do transporte coletivo, o desembolso é ainda maior, já que a passagem paga em dinheiro custa R$ 2,25.

A reclamação dos pais de alunos foi levada à Câmara Municipal. O vereador João Bosco de Castro Borges entrou com um pedido de alteração na Lei Municipal ampliando de 40 para 80 o número de passagens no transporte coletivo. A proposta está sob vista e deverá ser levada a votação na próxima reunião.

Pais de alunos também fizeram um abaixo-assinado. O caso deverá ser encaminhado ao Ministério Público para que a lei seja melhorada.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais