Estudantes patenses fazem provas de língua portuguesa no 1º dia do Proeb

Em todo o Estado, mais de 760 mil alunos de escolas públicas estaduais e municipais participam do programa.

Os estudantes patenses do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio iniciaram na manhã desta quarta-feira (10) a realização das provas do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Em todo o Estado, mais de 760 mil alunos de escolas públicas estaduais e municipais participam do programa. Em Patos de Minas, o número de estudantes será divulgado após a avaliação.

A avaliação é censitária e monitora o desempenho dos alunos das escolas públicas de Minas Gerais nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Os testes são anuais e aplicados em todos os alunos das redes estadual e municipais nas escolas urbanas e rurais e identifica o nível de aprendizado de cada aluno. O intervalo entre a aplicação dos testes e o resultado possibilita ações de intervenção na aprendizagem.

Sistema Mineiro de Avaliação

O Proeb é um dos programas de avaliação do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), que constitui uma das principais políticas da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Além de apresentar o resultado dos alunos por escola, os dados coletados são um importante instrumento para a gestão do sistema público de educação do Estado por oferecerem um diagnóstico sistemático das redes estadual e municipais de ensino com informações para subsidiar a definição de políticas educacionais e o planejamento de suas ações.

O Simave é composto pelos programas de avaliação Proalfa e Proeb, ambos censitários. O Proalfa avalia grau de leitura das crianças do ciclo inicial de alfabetização. As avaliações são promovidas pela Secretaria de Estado de Educação e realizadas por instituições externas vinculadas à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais