Estudantes do IFTM escrevem livro e apresentam mostra valorizando o talento artístico
A escolha das melhores performances foi feita pelas juradas Gláucia Helena Braz, Cristina Matos Silva e Dias e Lúcia Corrêa de Fátima Magalhães.
No meio da semana, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Patos de Minas, lançou, no Teatro Leão de Formosa, o livro IFTM em Verso e outros gêneros textuais, uma coletânea, organizada pela professora de Português Andréa Cristina de Paula, que reúne textos, produzidos em 2016 pelos estudantes do 1º e 2º anos dos cursos técnicos em Eletrotécnica e em Logística integrados ao Ensino Médio. A produção da coletânea e a realização do evento de celebração da entrega da obra, intitulado Traços, Sons e Movimento, fazem parte do projeto de extensão que recebe o mesmo nome do livro, cujo principal objetivo é incentivar a prática de leitura e escrita de diferentes gêneros textuais, além de ampliar o arcabouço intelectual e cultural dos estudantes, por meio de ações voltadas para o desenvolvimento de atividades artísticas diversificadas.
Com esse fim, o lançamento do livro, realizado na quarta-feira (10), houve o II Concurso de Declamação de Poema intercalado a outras atrações artísticas preparadas pelos próprios alunos, envolvendo dança, canto e teatro. Dos participantes inscritos no concurso, a dupla Saulo Soares Júnior e Alysson Dartagnan Rocha Gomes conquistou o terceiro lugar, interpretando o poema “Versos tortos”; Lara de Castro Lucas ficou em segundo, recitando o poema “A falta de uma despedida”; e as irmãs gêmeas Estefany Amorim Viana de Castro e Yasmin Amorim Viana de Castro encantaram a todos declamando a poesia “Inspiração”, alcançando o primeiro lugar – todos os textos são de própria autoria dos participantes do concurso. As três primeiras colocações foram premiadas respectivamente com troféu e a quantia de 100,00 (1ª colocação), medalha de prata (2º lugar) e bronze (3ª colocação). A escolha das melhores performances foi feita pelas juradas Gláucia Helena Braz, Cristina Matos Silva e Dias e Lúcia Corrêa de Fátima Magalhães.
Ao final do evento, cada um dos estudantes envolvidos no projeto recebeu um exemplar do livro, cuja capa foi interdisciplinarmente inspirada em produção artística (desenho) desenvolvida pelo discente Thales Junio Pereira de Avelar, do 2º ano do curso de Eletrotécnica.
Segundo Andréa, é necessário que eventos e projetos como esse sejam incentivados nas instituições de ensino para que haja uma melhor integração entre os alunos e maior incentivo às atividades realizadas pelos discentes, visto que o educando, além de ter a oportunidade de ver seu texto publicado em livro, também garante a chance de revelar talentos antes desconhecidos, como para a arte da fotografia – todas as imagens do vento e as fotos que constam na coletânea foram produzidas por estudantes do IFTM.
A professora declara ainda que, devido ao empenho dos alunos e à recepção positiva que o projeto extensionista obteve da comunidade interna e externa do Instituto, o projeto será novamente desenvolvido em 2018.
Fonte: Ascom IFTM