Estudantes de Pindaíbas comemoram o Dia da Árvore com muita criatividade e conscientização; veja

Pensando nisso, nesta quinta-feira (21), a Escola Municipal José Paulo de Amorim, no distrito de Pindaíbas, em Patos de Minas, realizou um trabalho mais que especial com os estudantes do 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental.

O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro em diversos países, incluindo o Brasil, como parte de uma iniciativa global para conscientizar as pessoas sobre a importância das árvores e promover a conservação e o reflorestamento. Pensando nisso, nesta quinta-feira (21), a Escola Municipal José Paulo de Amorim, no distrito de Pindaíbas, em Patos de Minas, realizou um trabalho mais que especial com os estudantes do 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental.

Após trabalhar os conteúdos relacionados ao respeito ao meio ambiente e também de artes, a Professora Beatriz Aparecida da Silva mostrou toda sua criatividade. Com papelões, flores e folhas de árvores, os estudantes confeccionaram seus quadros individualmente. Eles desenharam e coloriram também na parte externa dos papelões, mostrando que realmente aprenderam tudo que foi lecionado em sala de aula.

Após concluírem as atividades, os alunos fizeram questão de mostrar suas obras para professores e demais estudantes. Quando perguntados, se gostaram da atividade, eles não hesitaram em entoar um “sim” em alto e muito bom som. E não parou por aí. As crianças da Educação Infantil, coordenadas pela Professora Celma Maria Lopes, também fizeram questão de expor seus trabalhos.


A professora Celma explicou que tudo começou dentro da sala, conscientizando os estudantes sobre a importância da árvore na vida de cada de um. Depois, eles usaram folha sulfite, papel crepom e tinta para produzir os cartazes. Em conversa com as crianças, eles mostraram que realmente aprenderam sobre a importância das árvores. “Elas dão sombra para descansar, dão frutos e é muito importante para todos”, disseram com muito entusiasmo. Junto com a Professora Cristiane Castro, os alunos do 3º Ano também mostraram que são conscientes quanto à importância da árvore e, com brilhantismo, exibiram seus trabalhos.

Os trabalhos fizeram parte da comemoração do Dia da Árvore, que é comemorado nesta quinta devido a diversos fatores históricos e culturais. De acordo com ambientalistas, o equinócio de Primavera, quando em muitos lugares do hemisfério norte, o dia 21 de setembro marca o equinócio de primavera, quando o dia e a noite têm aproximadamente a mesma duração, foi um dos motivos da escolha da data. Esse momento simboliza o renascimento da natureza após o inverno, com o início da estação de crescimento das plantas. Portanto, é um momento apropriado para celebrar a importância das árvores e da natureza.

Também há uma tradição Internacional, quando se costuma celebrar a arborização, que começou no final do século XIX em algumas partes do mundo e se espalhou para outros países. Essa tradição promovia o plantio de árvores em datas específicas, muitas vezes no dia 21 de setembro. Ainda inclui as iniciativas de arborização e reflorestamento, servindo como um lembrete anual para a importância de preservar as árvores e plantar novas árvores para o benefício do meio ambiente e da sociedade, promovendo a sensibilização Ambiental que educa as pessoas sobre os benefícios das árvores, como a produção de oxigênio, a absorção de dióxido de carbono, a proteção da biodiversidade e a melhoria da qualidade do ar e da água.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais