Estudantes de medicina de todo o estado vêm a Patos para o Intermed/Minas 2013

Evento pode gerar mais de 500 empregos e R$ 3 milhões para o Município.


A preparação para o evento está em ritmo acelerado.

Mais de três mil estudantes do estado de Minas Gerais desembarcam em Patos de Minas na noite desta quarta-feira e manhã de quinta-feira para participar dos jogos de integração entre os acadêmicos dos cursos de Medicina de Minas Gerais, a Intermed/Minas 2013. Pela primeira vez, o Município sedia o evento, que alcança a sua 20ª edição.

As cidades de Montes Claros (2012), Juiz de Fora (2011) e Conselheiro Lafaiete (2010) foram as últimas três sedes dos jogos, que tiveram início em Barbacena, em 1994, sempre ocorrendo durante o feriado da Independência. A abertura está marcada para quinta-feira, às 19 horas, na Arena do Parque de Exposições, com a apresentação das delegações, e o encerramento acontece no domingo, dia 8, no ginásio do PTC.

Ao todo, estudantes de 12 diferentes universidades mineiras desembarcam na cidade para disputar diversas modalidades esportivas, tanto individuais como coletivas. O evento é organizado pela Associação Intermed/Minas e pela AAADS (Associação Atlética Acadêmica Djalma Santos), em parceria com a Agito Produções e apoio de diversas Secretarias Municipais, como a Cultura e Esporte, Desenvolvimento Social, Infraestrutura, Educação e Governo.

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) é a universidade com maior participação de atletas, na competição. São aguardados mais de mil estudantes vindos de Belo Horizonte, somado aos alunos da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e da FASEH (em Vespasiano, região metropolitana de BH). Além desses, atletas da UFU (Uberlândia), UFTM (Uberaba), UFJF (Juiz de Fora), UFOP (Ouro Preto), UNIMONTES (Montes Claros), FUNJOB (Barbacena), UNIVÁS (Pouso Alegre), UNIFENAS (Alfenas) e FMIt (Itajubá) também estarão em Patos, para a disputa dos jogos.

As escolas municipais de Patos de Minas cederam os seus espaços e irão alojar os visitantes. Além delas, locais como o primeiro andar do Hospital Escola da Unipam, o Salão da Renovação Carismática Cristã e a FPM também formaram parcerias com o Intermed/Minas 2013, e cederam salas para receber os atletas mineiros.

O evento deverá gerar mais de quinhentos trabalhos diretos e indiretos, mobilizando diversos setores - ocupando grande parte da rede hoteleira (com cerca de 1.500 vagas preenchidas), contratando serviços e empresas locais e pode chegar a gerar uma movimentação financeira na ordem de mais de R$ 3 milhões para o Município.

Além disso, os organizadores da Intermed/Minas 2013 deixam como legado às escolas municipais e demais espaços cedidos para alojamento, melhorias na estrutura física, como trabalhos de pintura e mão de obra de quadras esportivas.

Dentre as modalidades esportivas disputadas, entre individuas e coletivas, estão: jogos de basquete, vôlei, futebol, xadrez, sinuca peteca, natação, judô, atletismo, entre outros, em evento que traça plano similar ao de uma olimpíada. Os locais onde acontecem os jogos são: PTC 1 e 2, UNIPAM, Maristão, Caiçaras e a AABB.

Parte do programa Intermed/Minas 2013, as confraternizações dos estudantes e os shows musicais serão realizados área interna do Parque de Exposições. A Agito Produções apresentará exibições de Lucas Lucco, Jamil, Molejo e Sunga de Pano. Os shows musicais começam a partir das 22 horas.

Fonte: Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura de Patos de Minas.

Últimas Notícias

PM Rodoviária e PRF intensificam fiscalização nas rodovias até o feriado de Tiradentes

Veja mais

Homem proibido de se aproximar é preso ao se sentar em mesa de bar perto da ex

Veja mais

Senhor de 63 anos despista vendedora, furta Iphone, mas acaba preso após rastreamento

Veja mais

Gabriel Azevedo propõe a criação de governos regionais e Patos de Minas como capital do Alto Paranaíba

Veja mais

Caravana Fenamilho chega ao Deck 34 neste sábado com sorteios de passaportes e muita animação

Veja mais

Laboratório do UNIPAM inicia processo para certificação internacional de qualidade

Veja mais