Estudantes de medicina de todo o estado vêm a Patos para o Intermed/Minas 2013

Evento pode gerar mais de 500 empregos e R$ 3 milhões para o Município.


A preparação para o evento está em ritmo acelerado.

Mais de três mil estudantes do estado de Minas Gerais desembarcam em Patos de Minas na noite desta quarta-feira e manhã de quinta-feira para participar dos jogos de integração entre os acadêmicos dos cursos de Medicina de Minas Gerais, a Intermed/Minas 2013. Pela primeira vez, o Município sedia o evento, que alcança a sua 20ª edição.

As cidades de Montes Claros (2012), Juiz de Fora (2011) e Conselheiro Lafaiete (2010) foram as últimas três sedes dos jogos, que tiveram início em Barbacena, em 1994, sempre ocorrendo durante o feriado da Independência. A abertura está marcada para quinta-feira, às 19 horas, na Arena do Parque de Exposições, com a apresentação das delegações, e o encerramento acontece no domingo, dia 8, no ginásio do PTC.

Ao todo, estudantes de 12 diferentes universidades mineiras desembarcam na cidade para disputar diversas modalidades esportivas, tanto individuais como coletivas. O evento é organizado pela Associação Intermed/Minas e pela AAADS (Associação Atlética Acadêmica Djalma Santos), em parceria com a Agito Produções e apoio de diversas Secretarias Municipais, como a Cultura e Esporte, Desenvolvimento Social, Infraestrutura, Educação e Governo.

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) é a universidade com maior participação de atletas, na competição. São aguardados mais de mil estudantes vindos de Belo Horizonte, somado aos alunos da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e da FASEH (em Vespasiano, região metropolitana de BH). Além desses, atletas da UFU (Uberlândia), UFTM (Uberaba), UFJF (Juiz de Fora), UFOP (Ouro Preto), UNIMONTES (Montes Claros), FUNJOB (Barbacena), UNIVÁS (Pouso Alegre), UNIFENAS (Alfenas) e FMIt (Itajubá) também estarão em Patos, para a disputa dos jogos.

As escolas municipais de Patos de Minas cederam os seus espaços e irão alojar os visitantes. Além delas, locais como o primeiro andar do Hospital Escola da Unipam, o Salão da Renovação Carismática Cristã e a FPM também formaram parcerias com o Intermed/Minas 2013, e cederam salas para receber os atletas mineiros.

O evento deverá gerar mais de quinhentos trabalhos diretos e indiretos, mobilizando diversos setores - ocupando grande parte da rede hoteleira (com cerca de 1.500 vagas preenchidas), contratando serviços e empresas locais e pode chegar a gerar uma movimentação financeira na ordem de mais de R$ 3 milhões para o Município.

Além disso, os organizadores da Intermed/Minas 2013 deixam como legado às escolas municipais e demais espaços cedidos para alojamento, melhorias na estrutura física, como trabalhos de pintura e mão de obra de quadras esportivas.

Dentre as modalidades esportivas disputadas, entre individuas e coletivas, estão: jogos de basquete, vôlei, futebol, xadrez, sinuca peteca, natação, judô, atletismo, entre outros, em evento que traça plano similar ao de uma olimpíada. Os locais onde acontecem os jogos são: PTC 1 e 2, UNIPAM, Maristão, Caiçaras e a AABB.

Parte do programa Intermed/Minas 2013, as confraternizações dos estudantes e os shows musicais serão realizados área interna do Parque de Exposições. A Agito Produções apresentará exibições de Lucas Lucco, Jamil, Molejo e Sunga de Pano. Os shows musicais começam a partir das 22 horas.

Fonte: Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura de Patos de Minas.

Últimas Notícias

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais

Mata do Cachorro pega fogo pelo terceiro dia seguido e altura das chamas assusta motoristas

Veja mais