Estudantes aprendem programação de computadores brincando em Projeto da UFU

A iniciativa entrou na segunda fase e deverá atender 80 estudantes.


Os estudantes aprendem de forma divertida.

Um projeto desenvolvido por estudantes e professores da UFU de Patos de Minas está permitindo que alunos do ensino médio aprendam programação de computador brincando. A iniciativa entrou na segunda fase e deverá atender 80 estudantes que terão a missão de repassar os conhecimentos adquiridos para os colegas. O projeto será encerrado com uma batalha entre robôs virtuais que serão criados pelos próprios alunos.

O projeto “Robocode: Aprendendo algoritmos e Linguagem Java de Forma Rápida e Divertida é coordenado pelo professor Laurence Amaral. Ele explica que esta metodologia de ensino estimulará o senso investigativo dos alunos envolvidos, promovendo um contato mais precoce com a linguagem de programação Java, estimulando assim o raciocínio lógico dos alunos, de forma rápida e divertida.

O projeto começou com cinco estudantes da UFU-Patos de Minas e com dois alunos da Estadual Marcolino de Barros. Eles foram selecionados com a condição de escolher outros estudantes do ensino médio para participarem das atividades.  O resultado foi além do esperado. Ao chegar à segunda fase, o projeto atenderá 80 estudantes de duas escolas.

Os alunos selecionados iniciaram as oficinas esta semana. Eles terão pouco mais de um mês para se ambientarem com os algoritmos e linguagens de programação. Isso por que eles terão que criar robôs virtuais para participarem de uma grande competição. A disputa vai acontecer nos dias 14 e 15 de dezembro. Os estudantes estão entusiasmados.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Esqueceu o número do seu candidato? Veja aqui a identificação de todos os concorrentes

Veja mais

Ex-padrasto é perseguido e preso após ser flagrado estuprando menina autista em Patos de Minas

Veja mais

Vídeo mostra briga de dois homens e até crianças no parquinho da orla da Lagoa Grande

Veja mais

Socorristas do Samu passam quase uma hora tentando salvar paciente que sofreu parada cardiorrespiratória

Veja mais

ExpoPatos, maior feira comercial da região, começa nesta sexta-feira no Parque de Exposições

Veja mais

É golpe! Cemig orienta clientes sobre tentativas de fraudes envolvendo o nome da companhia

Veja mais