Estudante de Lagoa Formosa é premiado em concurso de redação do Senado Federal

A Escola José Marciano Brandão, do distrito de Monjolinho de Minas no município de Lagoa Formosa, foi parar no Senado Federal.

A Escola Estadual José Marciano Brandão, do distrito de Monjolinho de Minas no município de Lagoa Formosa, foi parar no Senado Federal. O aluno Mardey Santana Silva, de 17 anos, venceu a etapa estadual e foi selecionado para representar Minas Gerais no III Concurso de Redação do Senado Federal.

O concurso foi promovido pela Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal, Conselho Nacional de Secretários de Educação e Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. O tema deste ano foi “ Brasília, Capital dos Brasileiros”, em comemoração aos 50 anos da capital federal. A intenção era promover uma reflexão sobre o papel de Brasília nos destinos da nação e o debate sobre a responsabilidade de cada cidadão como parte na construção de valores éticos, políticos e sociais do país.

Participaram do concurso estudantes dos dois últimos anos do ensino médio, com faixa etária entre 16 a 19 anos, regularmente matriculados nas escolas públicas dos Estados e do Distrito Federal. O estudante Mardey Santana, da Escola Estadual José Marciano Brandão caprichou na dissertação e foi surpreendido no dia 25 de outubro com um e-mail e um telefonema da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais parabenizando a escola e aluno e informando que a redação de Mardey havia sido selecionada para representar Minas Gerais na segunda etapa do concurso.

Na concorrência entre os finalistas de cada unidade federativa, a redação que obteve o 1º lugar foi do aluno representante do Rio Grande Do Sul. Mas Mardey, como todos os finalistas viajou para Brasília com tudo pago pelo Senado Federal e ganhou como prêmio um computador portátil e o certificado de vencedor da etapa estadual, além de ter seu trabalho publicado juntamente com as redações finalistas. A solenidade de premiação foi realizada no palácio do Congresso Nacional.

Mardey Santana Silva tem 17 anos, reside na fazenda Baú de Baixo, sempre estudou em escola pública e cursou os anos finais do ensino fundamental e ensino médio na E.E José Marciano Brandão, no Distrito de Monjolinho. Neste ano conclui o 3º ano do ensino médio. O título escolhido pelo aluno na redação vencedora foi “Brasília, Um Corpo Cinquentenário” que estabelece uma analogia entre a capital federal e o corpo humano.

A E.E José Marciano Brandão receberá como premiação 1 kit contendo as edições técnicas do senado federal, documentários produzidos pelos veículos de comunicação do senado pertinentes ao ensino médio, certificado de participação no concurso e compilação das redações finalistas. “Mas prêmio maior é perceber que um bom trabalho vem sendo desenvolvido pela equipe escolar com o apoio da família e poder constatar ainda que oportunidades independem do lugar onde se vive. Quando o jovem tem um projeto de vida, tem determinação, não há fronteiras nem há distâncias”, comemorou a diretora da escola Sandra Oliveira Braga. De acordo com a educadora assim como Mardey há muitos jovens buscando e encontrando horizontes que se alargam por detrás dos morros das fazendas onde vivem.

Últimas Notícias

Homem chega em bar falando em “matar alguém” e acaba dominado e preso

Veja mais

Motorista de caminhão morre ao tentar desviar de árvore caída na rodovia MG 188

Veja mais

Idoso é preso ao ser flagrado praticando relações sexuais com cadela em milharal

Veja mais

Campanha de prevenção ao câncer de pele terá consultas gratuitas; veja como participar

Veja mais

Ladrão usa facão para render vítimas, mas vacila, é contido por populares e acaba preso

Veja mais

Namorar com menores de 18 anos é crime? Doutor Brian explica o que está previsto na lei

Veja mais