Estudante de Lagoa Formosa é premiado em concurso de redação do Senado Federal

A Escola José Marciano Brandão, do distrito de Monjolinho de Minas no município de Lagoa Formosa, foi parar no Senado Federal.

A Escola Estadual José Marciano Brandão, do distrito de Monjolinho de Minas no município de Lagoa Formosa, foi parar no Senado Federal. O aluno Mardey Santana Silva, de 17 anos, venceu a etapa estadual e foi selecionado para representar Minas Gerais no III Concurso de Redação do Senado Federal.

O concurso foi promovido pela Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal, Conselho Nacional de Secretários de Educação e Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. O tema deste ano foi “ Brasília, Capital dos Brasileiros”, em comemoração aos 50 anos da capital federal. A intenção era promover uma reflexão sobre o papel de Brasília nos destinos da nação e o debate sobre a responsabilidade de cada cidadão como parte na construção de valores éticos, políticos e sociais do país.

Participaram do concurso estudantes dos dois últimos anos do ensino médio, com faixa etária entre 16 a 19 anos, regularmente matriculados nas escolas públicas dos Estados e do Distrito Federal. O estudante Mardey Santana, da Escola Estadual José Marciano Brandão caprichou na dissertação e foi surpreendido no dia 25 de outubro com um e-mail e um telefonema da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais parabenizando a escola e aluno e informando que a redação de Mardey havia sido selecionada para representar Minas Gerais na segunda etapa do concurso.

Na concorrência entre os finalistas de cada unidade federativa, a redação que obteve o 1º lugar foi do aluno representante do Rio Grande Do Sul. Mas Mardey, como todos os finalistas viajou para Brasília com tudo pago pelo Senado Federal e ganhou como prêmio um computador portátil e o certificado de vencedor da etapa estadual, além de ter seu trabalho publicado juntamente com as redações finalistas. A solenidade de premiação foi realizada no palácio do Congresso Nacional.

Mardey Santana Silva tem 17 anos, reside na fazenda Baú de Baixo, sempre estudou em escola pública e cursou os anos finais do ensino fundamental e ensino médio na E.E José Marciano Brandão, no Distrito de Monjolinho. Neste ano conclui o 3º ano do ensino médio. O título escolhido pelo aluno na redação vencedora foi “Brasília, Um Corpo Cinquentenário” que estabelece uma analogia entre a capital federal e o corpo humano.

A E.E José Marciano Brandão receberá como premiação 1 kit contendo as edições técnicas do senado federal, documentários produzidos pelos veículos de comunicação do senado pertinentes ao ensino médio, certificado de participação no concurso e compilação das redações finalistas. “Mas prêmio maior é perceber que um bom trabalho vem sendo desenvolvido pela equipe escolar com o apoio da família e poder constatar ainda que oportunidades independem do lugar onde se vive. Quando o jovem tem um projeto de vida, tem determinação, não há fronteiras nem há distâncias”, comemorou a diretora da escola Sandra Oliveira Braga. De acordo com a educadora assim como Mardey há muitos jovens buscando e encontrando horizontes que se alargam por detrás dos morros das fazendas onde vivem.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais