☰
✕

Estelionatários usam o nome da Receita Federal para aplicar golpes em prefeituras de Minas

A Receita Federal alerta que toda cobrança feita pelo órgão ocorre por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).

A Receita Federal emitiu um alerta nesta quarta-feira (06) para chamar a atenção dos cidadãos e órgãos públicos para tentativas de golpe relacionados aos leilões eletrônicos. Estelionatários estariam utilizando o nome do órgão e se passando por servidores para ganhar dinheiro.  A Receita Federal alerta que toda cobrança feita pelo órgão ocorre por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).

O Golpe

Nesta fraude, os municípios ou órgãos municipais recebem um telefonema de alguém que se apresenta como servidor responsável pelos leilões da RFB. A pessoa informa o nome e cargo de um servidor que realmente trabalha na Receita Federal e, no momento, oferece alguma vantagem para que aquele órgão municipal participe do Leilão e relaciona alguma mercadoria ou maquinário que pode ser útil para uso dele. Se o município fica interessado, o golpista pede um depósito de R$ 2.000,00 para despesas com taxas e despachantes. Após o depósito, o contato desaparece.

Nesta farsa, os golpistas simularam até perfis em redes sociais para reforçar a existência do falso servidor que entra em contato com os órgãos municipais. Prefeituras de Minas foram alvos dos criminosos.

A Receita Federal esclarece que não entra em contato para ofertar participação em Leilão para nenhum participante e que o pagamento pelas mercadorias arrematadas em leilão é feito por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e nunca mediante depósitos ou transferências para contas de terceiros.

Como funcionam os Leilões da Receita Federal

O único canal disponível para acesso aos Leilões da Receita Federal é o Sistema de Leilão Eletrônico, acessado via site oficial da Receita Federal. O sistema está disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para realização de propostas e lances.

A Instituição orienta ainda que o pagamento pelas mercadorias arrematadas em leilão é feito por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e nunca mediante depósitos ou transferências para contas de terceiros.

Para obter mais informações sobre o Sistema de Leilão Eletrônico da Receita Federal, o contribuinte deve acessar o site oficial do órgão. Quaisquer outras páginas da internet ou forma que utilizem as marcas ou nome da Receita Federal e tratem de leilões da Instituição são falsas e podem lesar as pessoas que as acessam.

Mais informações no link: Leilões e doações da Receita Federal — Receita Federal ( www.gov.br) .

Últimas Notícias

Ciclista é arremessado após ser atingido por carro no Centro de Patos de Minas; veja vídeo

Veja mais

Casal é preso após agressões e facada durante briga em casa no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Homem de 39 anos é preso em Lagoa Formosa suspeito de estuprar a própria filha de apenas 8 anos

Veja mais

Amparo Maternal celebra apoio de parceiros que ajudaram a reformar espaços da instituição

Veja mais

Motociclista de 24 anos fica ferido em acidente com van em Patos de Minas; veja o vídeo

Veja mais

Marli Ribeiro participa da série de entrevistas do Patos Hoje com candidatos nas eleições 2026

Veja mais