Estados Unidos emitem alerta de segurança mundial

Norte-americanos devem tenham cautela após início de conflito

O Departamento de Estado dos Estados Unidos emitiu alerta de segurança mundial aconselhando cidadãos norte-americanos no exterior a terem mais cautela.


O alerta é motivado pelo conflito entre Israel e o Irã, que resultou em interrupções nas viagens e no fechamento temporário do espaço aéreo em todo o Oriente Médio. Além de estar no site do Departamento de Estado, o alerta pode ser lido nos sites das embaixadas dos EUA em todo o mundo.


“Há potencial para manifestações contra cidadãos e interesses americanos no exterior. O Departamento de Estado recomenda que cidadãos norte-americanos em todo o mundo tenham mais cautela”, diz o alerta de segurança mundial.


O comunicado oficial do governo dos EUA não faz referência aos ataques aéreos dos Estados Unidos a três instalações nucleares do país persa: Fordow, Natanz e Esfahan, no último sábado (21).


Aviso de Viagem

O texto recomenda ainda a leitura atenta do Aviso de Viagem.


Entre outras informações, o documento traz:


·         a lista de sites de embaixadas, consulados, missões diplomáticas e escritórios dos EUA que prestam serviços consulares;


·         dicas para a escolha de acomodações seguras e acessíveis para se hospedar na próxima viagem e para estadia;


·         orientações de saúde no exterior sobre como obter ajuda para uma emergência médica, verificação da cobertura do seguro de saúde e sobre a necessidade de levar medicamentos prescritos;


O texto ainda explica o que Departamento de Estado pode e não pode fazer durante uma crise em outro país para garantir a segurança dos cidadãos norte-americanos no exterior.


Relembre

A ofensiva contra o Irã foi iniciada por Israel com bombardeiros a instalações militares, no último dia 13, por discordar do programa nuclear iraniano.


Na noite do último sábado (21), o conflito assumiu novas proporções e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou os bombardeios.


Nesta segunda-feira (23), a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) das Nações Unidas realiza reunião de emergência após ataque dos EUA ao Irã, convocada nesse domingo (22).


Durante a terceira reunião do Conselho de Segurança da ONU após o início do conflito Israel-Irã – convocada com urgência nesse domingo – o secretário-geral da entidade, António Guterres, disse que o bombardeio às instalações nucleares iranianas por parte dos Estados Unidos é uma mudança perigosa em uma região que já está em crise.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais