Estado irá receber doações para cães e gatos vítimas da chuva em Minas Gerais

Mais de 100 municípios mineiros devem receber os donativos.

Os itens serão destinados a animais cujos donos moram nas cidades que decretaram estado de calamidade pública.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) começam a receber, nesta quarta-feira (29/1), doações para cães e gatos. Os itens serão destinados a animais cujos donos moram nas cidades que decretaram estado de calamidade pública ou emergência, em função das chuvas intensas que acometem o estado desde a semana passada. Mais de 100 municípios mineiros devem receber os donativos.

A campanha é coordenada no Núcleo de Fauna da Semad e visa arrecadar produtos que podem auxiliar na alimentação e nos cuidados dos animais atingidos. A coordenadora de fauna e pesca da Semad, Samylla Mol, explica que as doações podem ser entregues nas Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams) de Minas Gerais e nos Batalhões da Polícia Militar em todo o estado. Os endereços das Suprams, onde as doações podem ser entregues, estão disponíveis neste link.

“A princípio estamos priorizando recolher ração e patês para cães e gatos, material de limpeza animal, vasilhames para alimentação, cobertores, toalhas, caixa de areia para gatos e caixas de transporte e coleira”, detalha. Segundo ela, não há necessidade, inicialmente, de doação de medicamentos veterinários. É importante que, ao levar os materiais, as pessoas se identifiquem na Supram ou nos batalhões da PM para maior controle da Semad sobre a situação.

Segundo a coordenadora, desde dezembro de 2019, está estabelecido que cabe à secretaria a tutela da fauna doméstica em Minas, de forma inovadora e sem precedentes no país. “O animal doméstico está presente na maioria dos lares brasileiros. Quando uma situação de desastre atinge uma cidade, não só os lares e as pessoas, mas também os animais são atingidos. A ideia do Estado é desenvolver essa ação em favor da fauna doméstica”, afirma a Samylla.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais