Especialista do Hospital Vera Cruz explica procedimentos para combater a obesidade mórbida

O problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo é a segunda maior causa de morte evitável.

É cada vez maior o número de pessoas obesas no mundo. Quando o acumulo de gordura no corpo ultrapassa em 50 quilos o peso ideal e acentua o risco de doenças relacionadas ao excesso de peso, ele passa a ser chamado de “Obesidade Mórbida”.  O problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo é a segunda maior causa de morte evitável, perdendo apenas para os acidentes de trânsito.

A Obesidade Mórbida é provocada por diferentes fatores, como predisposição genética, desordens glandulares ou gastrintestinais, alterações nervosas e psicológicas, equivocas na dieta, como comer em excesso, consumo elevado de açúcares e gorduras e mastigação rápida e falta de exercícios físicos.

A Obesidade Mórbida, além de reduzir significativamente a qualidade de vida, também provoca outras doenças como Diabetes, Hipertensão Arterial, problemas nas articulações, complicações cardíacadas, Apneia do Sono, infertilidade, Trombose e Depressão. A maioria dessas doenças não tem cura.

O tratamento da obesidade mórbida é feito por meio de processo cirúrgico, com a redução do tamanho do estômago. Especialista em cirurgia geral, cirurgia videolaparoscópica e coloproctologia, o médico Renato Azevedo Guimarães explica que o procedimento cirúrgico depende da avaliação de uma equipe multidisciplinar. Segundo ele, o Hospital Vera Cruz dispõe deste serviço para a população.

Os especialistas explicam que tomar bastante água pura durante o dia, fazer atividades físicas regularmente, evitar o consumo excessivo de alimentos artificiais, comer devagar e moderadamente, não ingerir líquidos durante a refeição e estabelecer horários regulares para alimentação são cuidados básicos não só para combater a obesidade, mas também para manter o peso ideal.

O Hospital Vera Cruz mantém convênios com Unimed, Ipsemg, Faserv, Vitallis, Bradesco Empresarial, Polícia Militar, Vivamed, Cassi, Cemig Saúde, Saúde Caixa,  DB, Postal Saúde,Promed, Copass Saúde, Votorantim, Previminas, ASSEC – Cemil, Advice, AMIL, GEAP, Terrena, Assefaz, Protection, AXA, AMMP – Saúde, Bradesco Individual, AMAGIS, CISALP, Clínica VITAL, SESI.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Polícia Militar lança operação contra os chamados “rolezinhos do grau” em Patos de Minas

Veja mais

Briga por cobertor termina com homem gravemente esfaqueado em Patos de Minas

Veja mais

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Enorme jacaré surpreende ao aparecer em rua de Patos de Minas; bombeiros foram acionados

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais