Especialista do Hospital Vera Cruz explica procedimentos para combater a obesidade mórbida

O problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo é a segunda maior causa de morte evitável.

É cada vez maior o número de pessoas obesas no mundo. Quando o acumulo de gordura no corpo ultrapassa em 50 quilos o peso ideal e acentua o risco de doenças relacionadas ao excesso de peso, ele passa a ser chamado de “Obesidade Mórbida”.  O problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo é a segunda maior causa de morte evitável, perdendo apenas para os acidentes de trânsito.

A Obesidade Mórbida é provocada por diferentes fatores, como predisposição genética, desordens glandulares ou gastrintestinais, alterações nervosas e psicológicas, equivocas na dieta, como comer em excesso, consumo elevado de açúcares e gorduras e mastigação rápida e falta de exercícios físicos.

A Obesidade Mórbida, além de reduzir significativamente a qualidade de vida, também provoca outras doenças como Diabetes, Hipertensão Arterial, problemas nas articulações, complicações cardíacadas, Apneia do Sono, infertilidade, Trombose e Depressão. A maioria dessas doenças não tem cura.

O tratamento da obesidade mórbida é feito por meio de processo cirúrgico, com a redução do tamanho do estômago. Especialista em cirurgia geral, cirurgia videolaparoscópica e coloproctologia, o médico Renato Azevedo Guimarães explica que o procedimento cirúrgico depende da avaliação de uma equipe multidisciplinar. Segundo ele, o Hospital Vera Cruz dispõe deste serviço para a população.

Os especialistas explicam que tomar bastante água pura durante o dia, fazer atividades físicas regularmente, evitar o consumo excessivo de alimentos artificiais, comer devagar e moderadamente, não ingerir líquidos durante a refeição e estabelecer horários regulares para alimentação são cuidados básicos não só para combater a obesidade, mas também para manter o peso ideal.

O Hospital Vera Cruz mantém convênios com Unimed, Ipsemg, Faserv, Vitallis, Bradesco Empresarial, Polícia Militar, Vivamed, Cassi, Cemig Saúde, Saúde Caixa,  DB, Postal Saúde,Promed, Copass Saúde, Votorantim, Previminas, ASSEC – Cemil, Advice, AMIL, GEAP, Terrena, Assefaz, Protection, AXA, AMMP – Saúde, Bradesco Individual, AMAGIS, CISALP, Clínica VITAL, SESI.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais