Especialista da Medic Imagem alerta para o Outubro Rosa e a prevenção ao câncer de mama

O médico mastologista da Medic Imagem Diagnósticos, Juliano Vicente, lembra que o tratamento é mais eficiente quando câncer de mama é descoberto no início.

Outubro é o mês de conscientização das mulheres para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A doença tem alta incidência e a estimativa do Ministério da Saúde é de que 73,6 mil novos casos sejam registrados somente neste ano de 2024. O médico mastologista da Medic Imagem Diagnósticos, Juliano Vicente, lembra que o tratamento é mais eficiente quando câncer de mama é descoberto no início.

A melhor forma de diagnosticar o câncer de mama é através da mamografia. O exame é recomendado pelo Ministério da Saúde para todas as mulheres a partir dos 50 anos de idade, mas o mastologista Juliano Vicente orienta as mulheres que têm condições a realizarem a mamografia uma vez por ano a partir dos 40 anos de idade. Ele explica que o exame é a forma mais eficiente de detectar pequenos nódulos.

“Geralmente, a partir de dois centímetros é que a paciente consegue detectar o nódulo. Nódulos menores que isso, geralmente são difíceis de serem apalpados, só pelo especialista. Mesmo a paciente não sentindo nada, é importante fazer a mamografia de rastreamento para identificar se existe alguma lesão”, explicou o médico.

A campanha “Outubro Rosa” quer envolver toda a sociedade na prevenção ao câncer de mama. O médico Juliano Vicente orienta às mulheres sobre os procedimentos a serem adotados. Veja!


Últimas Notícias

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais

Atleta patense de apenas 14 anos se destaca em competição internacional de vôlei

Veja mais

Batida frontal entre veículos de passeio deixa um morto e pelo menos três feridos na BR 365, em Patrocínio

Veja mais

Saúde passa por transformação em Patos de Minas com investimento pesado em novas obras, reformas e ampliações

Veja mais

Motorista morre após caminhão aquaplanar e bater em carreta, na BR354

Veja mais

Polícia Civil prende jovem de 20 anos e cumpre mandados durante a operação Vulcano em Patos de Minas

Veja mais