Especialista da Medic Imagem alerta para o Outubro Rosa e a prevenção ao câncer de mama

O médico mastologista da Medic Imagem Diagnósticos, Juliano Vicente, lembra que o tratamento é mais eficiente quando câncer de mama é descoberto no início.

Outubro é o mês de conscientização das mulheres para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A doença tem alta incidência e a estimativa do Ministério da Saúde é de que 73,6 mil novos casos sejam registrados somente neste ano de 2024. O médico mastologista da Medic Imagem Diagnósticos, Juliano Vicente, lembra que o tratamento é mais eficiente quando câncer de mama é descoberto no início.

A melhor forma de diagnosticar o câncer de mama é através da mamografia. O exame é recomendado pelo Ministério da Saúde para todas as mulheres a partir dos 50 anos de idade, mas o mastologista Juliano Vicente orienta as mulheres que têm condições a realizarem a mamografia uma vez por ano a partir dos 40 anos de idade. Ele explica que o exame é a forma mais eficiente de detectar pequenos nódulos.

“Geralmente, a partir de dois centímetros é que a paciente consegue detectar o nódulo. Nódulos menores que isso, geralmente são difíceis de serem apalpados, só pelo especialista. Mesmo a paciente não sentindo nada, é importante fazer a mamografia de rastreamento para identificar se existe alguma lesão”, explicou o médico.

A campanha “Outubro Rosa” quer envolver toda a sociedade na prevenção ao câncer de mama. O médico Juliano Vicente orienta às mulheres sobre os procedimentos a serem adotados. Veja!


Últimas Notícias

Aluno de academia denuncia furto de bicicleta e homem e mulher acabam presos

Veja mais

Sebrae Minas apresenta nova analista para atuar na microrregião de Patos de Minas

Veja mais

PC apreende celulares, HD e CPU em apuração de difamação nas eleições 2024

Veja mais

PC recupera em Patos de Minas celular furtado em evento no RN e alerta para cuidados na Fenamilho

Veja mais

Grupo "Parceria Forte” lança a canção 'Infância Roubada' no dia de combate à exploração infantil

Veja mais

Atenção! A vacinação de crianças e adolescentes é obrigatória? Por Brian Epstein Campos

Veja mais