Escolas rurais de Patos de Minas vão reduzir oferta de ensino para economizar custos

A intenção é reduzir os gastos com a educação pública, principalmente com transporte e contratação de profissionais.

Pelo menos 4 escolas do meio rural de Patos de Minas vão passar por reestruturação no próximo ano. Elas deixarão de oferecer algumas das modalidades de ensino para receber alunos de outras comunidades. A intenção é reduzir os gastos com a educação pública, principalmente com transporte e contratação de profissionais.

Com a mudança, a Escola Municipal Jeremias Francisco de Paula, na comunidade de Santa Maria, que oferece atualmente desde a educação infantil, (4 e 5 anos), anos iniciais (6 a 10 anos) até os anos finais do ensino fundamental, 6º, 7º, 8º e 9º anos, (11 a 14 anos), vai oferecer apenas o infantil e anos iniciais.

Para isso, a Administração Municipal juntamente com a Superintendência Regional de Ensino resolveu fazer uma troca. Santa Maria vai receber os estudantes dos primeiros anos que iriam frequentar a Escola Estadual João Barbosa Porto, de Bonsucesso. Enquanto, os alunos dos anos finais de Santa Maria irão para Bonsucesso.

E a reestruturação não deve parar por aí. Nesta terça-feira (24), outra reunião foi realizada e as Escolas José Paulo de Amorim, em Pindaíbas, e a Arlindo Porto, de Areado, também realizarão a permuta. Pindaíbas ficará com os primeiros anos e a escola de Areado com os anos finais do ensino fundamental.

As mudanças aconteceram de acordo com a Secretária Municipal de Educação, Maria Helena de Oliveira Costa, por causa da redução do número de alunos nas comunidades. Segundo a Superintendente Regional de Ensino de Patos de Minas, Elizabeth Maria Nascimento Silva, o Município terá uma economia significativa com o transporte escolar. Os diretores também falaram sobre os gastos com profissionais. As alterações poderão reduzir o número de contratações.

A economia foi defendida por todos que participaram da reunião. No entanto, muitos alunos já se mostraram contra a medida. Muitos terão um deslocamento maior para chegar à escola. De acordo com as primeiras informações, as escolas funcionarão no turno matutino.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Homem que perseguia ex-companheira é preso após causar confusão em bar durante jogo do Brasil

Veja mais

Procon de Patos de Minas alerta: cobrança para assistir a jogos em bares é prática abusiva

Veja mais

Homem proibido de se aproximar pula muro, invade casa da ex e furta secador de cabelo

Veja mais

Na lanterna do grupo, Mamoré aposta no técnico Toninho Pesso para buscar reação no Módulo II

Veja mais

Batida entre duas motos deixa pelo menos três pessoas feridas no bairro Lagoa Grande

Veja mais

Tribunal de Justiça anula eleição e determina destituição de síndico de condomínio em Patos de Minas

Veja mais