Escolas rurais de Patos de Minas vão reduzir oferta de ensino para economizar custos

A intenção é reduzir os gastos com a educação pública, principalmente com transporte e contratação de profissionais.

Pelo menos 4 escolas do meio rural de Patos de Minas vão passar por reestruturação no próximo ano. Elas deixarão de oferecer algumas das modalidades de ensino para receber alunos de outras comunidades. A intenção é reduzir os gastos com a educação pública, principalmente com transporte e contratação de profissionais.

Com a mudança, a Escola Municipal Jeremias Francisco de Paula, na comunidade de Santa Maria, que oferece atualmente desde a educação infantil, (4 e 5 anos), anos iniciais (6 a 10 anos) até os anos finais do ensino fundamental, 6º, 7º, 8º e 9º anos, (11 a 14 anos), vai oferecer apenas o infantil e anos iniciais.

Para isso, a Administração Municipal juntamente com a Superintendência Regional de Ensino resolveu fazer uma troca. Santa Maria vai receber os estudantes dos primeiros anos que iriam frequentar a Escola Estadual João Barbosa Porto, de Bonsucesso. Enquanto, os alunos dos anos finais de Santa Maria irão para Bonsucesso.

E a reestruturação não deve parar por aí. Nesta terça-feira (24), outra reunião foi realizada e as Escolas José Paulo de Amorim, em Pindaíbas, e a Arlindo Porto, de Areado, também realizarão a permuta. Pindaíbas ficará com os primeiros anos e a escola de Areado com os anos finais do ensino fundamental.

As mudanças aconteceram de acordo com a Secretária Municipal de Educação, Maria Helena de Oliveira Costa, por causa da redução do número de alunos nas comunidades. Segundo a Superintendente Regional de Ensino de Patos de Minas, Elizabeth Maria Nascimento Silva, o Município terá uma economia significativa com o transporte escolar. Os diretores também falaram sobre os gastos com profissionais. As alterações poderão reduzir o número de contratações.

A economia foi defendida por todos que participaram da reunião. No entanto, muitos alunos já se mostraram contra a medida. Muitos terão um deslocamento maior para chegar à escola. De acordo com as primeiras informações, as escolas funcionarão no turno matutino.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais