Escolas da região desenvolvem atividades do Programa Semeando

Professores e alunos buscam formas de mobilizar a comunidade se adotar medidas de preservação ambiental.

Escolas estaduais e municipais participantes do Programa Semeando intensificam as atividades nas salas de aulas, dentro do tema Integração Campo-Cidade. Já com o material didático, professores e alunos buscam de todas as formas mobilizar a comunidade para a necessidade de se adotar medidas de preservação ambiental. “O programa Semeando, a cada ano, sugere um tema e o deste ano é abrangente e irá realçar a integração e a interação existente entre o campo, com toda sua robusta produção agropecuária e a cidade, centro consumidor e aglutinador de serviços, que ao somar-se contribuem para o desenvolvimento do país”, salientou o gerente regional Sérgio de Carvalho Coelho.


Este ano, na área de abrangência do Escritório Regional do SENAR, com sede em Patos de Minas, participam 142.567 alunos de 497 escolas públicas, em 56 municípios. Especialmente, no segundo semestre, as escolas exploram mais o tema, para a participação nos Concursos de Desenho, Redação e de Experiências Pedagógicas. Os regulamentos dos concursos podem ser acessados no site: www.senarminas.org.br - Menu Programa Semeando 2010. As escolas devem encaminhar os trabalhos, até o dia 04 de outubro, para garantir a inscrição nos concursos.


Em Coromandel, na Escola Municipal Monsenhor Fleury Curado houve uma palestra com o administrador de empresas, Dario Machado, que destacou a riqueza do Brasil em termos de produção no campo, sendo um país considerado celeiro do mundo. Para a diretora Marilley Sicy Ferreira a atividade foi muito produtiva e os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e debater mais profundamente, o tema.



A Escola Municipal Monsenhor Sebastião, de Guimarânia, criou um blog na internet: http://emmonsenhorsebastiao.blogspot.com/ para divulgar as atividades. A professora Kátia Aparecido Machado contou que desenvolveu o tema central nas disciplinas de Ciências, Geografia e História com os alunos do 2º ano e pode ressaltar a preservação e a produção agropecuária na região.


A motivação dos professores, também, é grande. Na Escola Estadual Manoela Faria Soares, de Unaí, a vice-diretora Maria das Graças Araújo Pereira, salientou que as atividades do Programa Semeando enriquecem a prática educativa. Já a educadora Maria José Martins, da Escola Municipal Profª Glória Moreira, de Unaí, observou que o município é o lugar ideal para se evidenciar a integração entre o campo e a cidade já que é um dos maiores produtores agrícolas do estado, responsável por uma das maiores contribuições do PIB agropecuário mineiro, onde os produtores rurais adotam alta tecnologia e detém elevados índices de produtividade.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais