Escola Normal apresenta Semana de Arte Moderna no Teatro Municipal e relembra um século de arte

Foram diversas apresentações que encheram os olhos dos expectadores.

A Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel, o Normal de Patos de Minas, concluiu nesta semana um projeto que vai ficar marcado na memória de alunos, professores e pais. Com o Teatro Municipal lotado, os estudantes fizeram uma releitura de um século da Semana de Arte Moderna de 1922. Foram diversas apresentações que encheram os olhos dos expectadores.

O Diretor do Normal, Márcio Milano, abriu o evento. Em seguida, vieram as apresentações que ficaram a cargo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da escola. Os organizadores destacaram que a Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, é um importante referencial para reflexões estéticas e para a crítica de arte do país. “Essa manifestação é potencializada pelo contexto em que ocorre: as comemorações do Centenário da Independência do Brasil incentivam um grupo inquieto diante das possibilidades de traçar um perfil mais livre, com a quebra de modelos que impedem a renovação da criatividade artística. As ideias começam a tomar corpo em busca da revolução. Para representar e homenagear a Semana de Arte Moderna, iremos apresentar releituras de obras importantes para esse marco da cultura nacional.”, explicaram.

O evento de arte moderna foi um divisor de águas na cultura brasileira, provocando transformações em nosso país e rompendo com a cultura estrangeira. Os alunos do primeiro ano da professora Diana apresentaram as riquezas do país verde-amarelo com amor música “O Girassol”. A poesia também se fez presente, para representar essa arte. As alunas Rafaela e Mariana, do 3° ano da professora Aline Derkiane, recitaram o poema “A semana de Arte de 1922.

Para representar a força do nosso país, os alunos do 2° ano da professora Patrícia Miranda apresentaram a música “Amor de índio”. Os alunos do 4º Ano da Professora Cremilda apresentaram releituras do artista plástico Vicente do Rego Monteiro e também um número musical do Carlinhos Brown Paxoá e Paramim. Também participaram do projeto o supervisor Giordano Bruno, os vice-diretores Danilo, Eunice e Luciana, e os professores Altair, Fernanda, Jamili, Riva Vaz e Elisa Melo. O poeta brasileiro Manoel Bandeira, um grande nome do período foi homenageado pelos alunos do ciclo inicial de alfabetização da escola Normal com a declamação do poema “Café com pão”.

Os estudantes do ciclo inicial de alfabetização da escola Normal agradeceram a todos os presentes, funcionários, alunos e colaboradores, além dos artistas que tornaram a herança o bem maior da cultura do país. O evento foi encerrado ao som das melodias de Heitor Villa Lobos, para apreciarem as releituras feitas pelos alunos com o auxílio das respectivas professoras.

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Motorista embriagado bate em veículo parado, tenta fugir e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais