Escola mostra a alunos formas de solução de conflitos com palestra sobre direito sistêmico

Os alunos se concentraram e se dispuseram a colocar em prática o que aprenderam.

Os estudantes da Escola Municipal José Paulo de Amorim, no distrito de Pindaíbas, tiveram nesta quinta-feira (06) uma palestra do Projeto Direito na Escola desenvolvido pela OAB. O tema foi sobre direito sistêmico que indica uma nova abordagem para a solução de conflitos. Os alunos se concentraram e se dispuseram a colocar em prática o que aprenderam.

A palestrante foi a advogada Nathália Soares que é pós-graduada em direito sistêmico; pós-graduada em criminologia, segurança pública e política criminal; e especialista em traumas psicológicos. A palestra aconteceu dentro do Projeto Direito na Escola, iniciado pela OAB em Belo Horizonte, com o intuito de deixar os estudantes mais preparados para o mundo.

Reunidos em uma das salas da instituição, alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental se mostraram muito interessados no tema. A especialista falou sobre o surgimento do Direito Sistêmico e como ele pode contribuir para solucionar os conflitos. “Muitas vezes os conflitos são solucionados na justiça, mas permanecem entre os envolvidos”, destacou.


A intenção foi mostrar que é preciso pacificar realmente as pessoas, com um olhar mais profundo, caso contrário novos conflitos podem acontecer. “Muitas vezes, por exemplo em ações de divórcio, os envolvidos brigam até por uma colher. No entanto, na verdade, a razão desse litígio é outro. É preciso tratar essa causa para haver a pacificação”, destacou.

A advogada também falou que o direito sistêmico é uma filosofia de vida, onde defende o pertencimento, a hierarquia e o equilíbrio entre dar e receber. Por fim, ela concluiu com uma frase de Mahatma Gandhi: “Com o Direito havia aprendido o caminho prático da lei. Tinha aprendido a descobrir o lado bom da natureza humana e a encontrar o caminho do coração Compreendi que a verdadeira missão do homem da lei era lançar uma ponte sobre o abismo que separa os adversários.”

O Diretor da escola, Farley Júnio Rocha, agradeceu a atenção dispensada pela advogada e pelos profissionais da OAB e ressaltou que levar conhecimento significativo aos alunos tem sido a principal meta da instituição. Além de ensinar, palestras como a ministrada nesta quarta-feira ampliam os horizontes dos estudantes podendo ajudá-los a conquistar seus sonhos. O Projeto Direito na Escola é apoiado e incentivado pela Secretária Municipal de Educação, Sônia da Silveira, que vem incentivando as escolas a viabilizar as palestras.

Últimas Notícias

Homem é preso por cárcere privado contra a irmã e por ameaçar de morte o próprio pai em Patos de Minas

Veja mais

Polícia Rodoviária apreende 60 cigarros eletrônicos em ônibus na BR-146 em Patos de Minas

Veja mais

Casal que estava há mais de um mês desaparecido é encontrado em Patrocínio e família agradece

Veja mais

Homem acusado de passar a madrugada agredindo a ex em Patos de Minas é preso pela Polícia Militar

Veja mais

Doutor Brian explica as principais mudanças da nova lei da licença paternidade

Veja mais

Previsão mostra que Patos de Minas pode ter chuva até no Domingo de Páscoa

Veja mais