Escola do Legislativo promove curso e exposição para qualificar servidores

O curso será ministrado pelo Consultor da Assembléia de Minas Gerais, Prof. Ms. José Alcione Bernardes Júnior.

Com o objetivo de capacitar e permitir a atualização de servidores, assessores parlamentares e Vereadores do Alto Paranaíba e, ainda, ampliar o relacionamento dos Cidadãos com a Câmara Municipal, a Escola do Legislativo de Patos de Minas promoverá, em parceria com a Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural, o curso de “Processo legislativo, Técnica legislativa e Legística” no dia 24 de setembro de 2010 e a Exposição “O Espírito da Lei”, de 27 a 30 de setembro de 2010, dentro das atividades previstas para a VII Semana de Patrimônio Cultural.

Do ponto de vista teórico, o processo legislativo pode ser definido como “o complexo de atos necessários à concretização da função legislativa do Estado” e, “como o conjunto de atos (iniciativa, emenda, votação, sanção e veto) realizados pelos órgãos do legislativo, visando a formação das leis constitucionais, complementares, ordinárias, resoluções e decretos legislativos”.

Assim, o Poder Legislativo é o órgão da administração pública incumbido de produzir as normas jurídicas que regerão a vida em sociedade. Neste aspecto, destacam-se as técnicas da legística que propõem um procedimento metodológico que tem por objetivo melhorar a eficácia da legislação.

Para alcançar aquele objetivo, o Curso de “Processo legislativo, Técnica legislativa e Legística”, promovido pela Escola do Legislativo de Patos de Minas, irá abordar os seguintes temas: a principiologia, as distinções conceituais e dinâmicas do processo legislativo; o processo legislativo como fator de legitimidade do direito; a tensão entre maioria e minoria; legística material e legística formal; planejamento legislativo; avaliação legislativa: a avaliação prospectiva e avaliação retrospectiva; a redação legislativa; os paradoxos de nossa produção legislativa: uma visão crítica.

O curso será ministrado no Plenário da Câmara Municipal, entre 8h30m e 15h30m pelo Consultor da Assembléia de Minas Gerais, Prof. Ms. José Alcione Bernardes Júnior, especialista em Assessoria Técnico-legislativa Avançada e Mestre em Direito Constitucional pela UFMG.

Por outro lado, a Exposição “O Espírito da Lei” mostra que apesar de existirem Leis Universais que dizem respeito a todos os seres humanos, as Leis são produtos sócio-culturais e históricos. Assim, as sociedades humanas produzem suas Leis de acordo com a sua Cultura. Portanto, na medida em que a cultura de um povo se transforma, suas Leis também mudam.
Desde ponto de vista, as Leis contam a história cultural dos povos, sendo, por isso, elemento importante do seu Patrimônio Cultural.

Para o Curso de “Processo legislativo, Técnica legislativa e Legística” serão disponibilizadas 60 vagas gratuitas. As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail: escoladolegislativo@camarapatos.mg.gov.br ou pelos telefones (34) 3821-8455/3814-0963/3814-6436.

Para Visitas Guiadas à Exposição, o agendamento poderá ser feito através do e-mail: memoriaepatrimonio@patosdeminas.mg.gov.br ou pelo telefone (34) 3822 9665.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais