Erros em documentos da Prefeitura causam transtornos e prejuízos a contribuintes patenses

Se a casa ou o apartamento estiver localizado em uma rua ou bairro que sofreu mudança de nome é quase certo que o contribuinte terá problema.

O preço é de quase R$ 31,00 para retificação de cada documento.

Proprietários de imóveis em Patos de Minas estão sendo obrigados a pagar por erros em documentos oficiais emitidos pela Prefeitura. O problema ocorre na hora de averbar a construção no Cartório de Registro de Imóveis. Se a casa ou o apartamento estiver localizado em uma rua ou bairro que sofreu mudança de nome é quase certo que o contribuinte terá problema.

O Bairro Copacabana é um exemplo. Alvará de Construção e Habite-se emitidos pela Prefeitura constam o nome como Bairro Copacabana. O nome correto para o registro de imóveis, no entanto, é Residencial Copacabana. O erro é do órgão público, mas sobra para o contribuinte todo o ônus da correção.

O proprietário do imóvel é obrigado a levar o documento original na Prefeitura, fazer cópias, protocolar um pedido de retificação no setor de protocolos e, pasmem, ainda pagar taxa. O preço é de quase R$ 31,00 para cada documento. Como se não bastasse todo o transtorno, a Prefeitura ainda pede 15 dias para fazer a entrega do documento retificado.

O problema poderia facilmente ser resolvido se houvesse um acordo entre a Prefeitura e o Cartório de Registro de Imóveis oficializando os nomes de ruas e de bairros e todas as mudanças aprovadas na Câmara Municipal. Mas nesse caso, o contribuinte parece ficar em segundo plano, até porque a Prefeitura lucra a cada pedido de retificação.

Ao ouvir a nossa indignação, o vereador Vicente de Paula criou um Projeto de Lei que isenta o contribuinte do pagamento de taxas para a retificação de documentos quando houver erros por parte da Prefeitura. A proposta foi levada a votação na reunião dessa quarta-feira (13) e foi aprovada, o que deve amenizar os transtornos causados aos contribuintes.

Últimas Notícias

Delegado de Patos de Minas apresenta projeto OVM em Belo Horizonte; entenda

Veja mais

PM prende mulheres e adolescente por tráfico de drogas no Galpão do Produtor Rural

Veja mais

Azul anuncia redução na frequência de voos de Patos de Minas para Belo Horizonte

Veja mais

Homens são condenados por matar idoso após desentendimento de compra de imóvel, em Patos de Minas

Veja mais

Homem proibido de se aproximar invade casa da ex e a agride com socos enquanto ela dormia

Veja mais

Garçom de bar no centro de Patos de Minas acusa policial penal de ameaça; ele nega

Veja mais