Equipe patense de basquete em cadeira de rodas vai buscar o acesso à 1ª divisão do Brasileiro
O time viaja no dia 27 de outubro para Niterói – RJ – onde a competição será disputada.
Depois de conquistar dois acessos seguidos, a equipe APP-Unipam-DB de Basquete em Cadeira de Rodas vai em busca do acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro da modalidade. O time viaja no dia 27 de outubro para Niterói – RJ – onde a competição será disputada. Até lá, os jogadores seguem uma dura rotina de treinos.
A segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeiras de Rodas é organizada pela Confederação Brasileira. A competição vai até o dia 1º de novembro e terá a participação de 12 equipes, sendo que a equipe da Associação Paralímpica de Patos de Minas é a única representante do Estado de Minas Gerais.
Nos últimos dois anos a equipe de Patos de Minas conquistou dois acessos consecutivos nos brasileiros. O time foi campeã da divisão de acesso em 2013 em Manaus e em 2014 alcançou o objetivo de se classificar para a segunda divisão em São Paulo. Já em Minas Gerais, a APP-Unipam é a atual Campeã Mineira e na atual temporada é líder da competição vencendo as duas primeiras fases do Campeonato Mineiro. A terceira e última etapa da competição acontece em Dezembro.
O objetivo agora, no entanto, é alcançar o acesso ao Campeonato Brasileiro da primeira divisão. O time está treinando forte e com a meta traçada de ficar entre os dois primeiros colocados, já que apenas duas equipes se classificam.
Os integrantes da Associação Paralímpica lembram ainda que fora da competição os objetivos da entidade vão além. “Os resultados nas quadras são muito bons, mas é importante lembrar que o projeto esporte paralítico da APP- UNIPAM-DB atende muitas outras pessoas com deficiência que não participam de competições. Essas pessoas beneficiadas pelo projeto, praticam esportes para promover a saúde, tendo uma atividade física regular”, explica o vice-presidente da APP – Silvio Ribeiro.
“O esporte é uma ferramenta de reintegração social para as pessoas com deficiência. Elas passam a ter mais confiança e melhor qualidade de vida”, conclui. As pessoas com deficiência física que quiserem participar do projeto devem dirigir-se ao Ginásio 1 do UNIPAM.
Autor: Maurício Rocha