Equipe do prefeito eleito tenta evitar colapso nas contas da Prefeitura de Patos de Minas

Eles querem fazer com que a empresa atualize as informações necessárias para que a Prefeitura de Patos de Minas possa receber recursos do Governo Federal.

Na reunião com técnicos da Empresa CONSIST, o prefeito José Eustáquio cobrou agilidade da empresa.

O prefeito eleito José Eustáquio Rodrigues Alves e o vice Paulo Mota passaram a tarde dessa terça-feira (06) em videoconferência com técnicos da empresa que gerencia o sistema de informática da Prefeitura de Patos de Minas. Eles querem fazer com que a empresa atualize as informações necessárias para que a Prefeitura de Patos de Minas possa receber recursos do Governo Federal.

A situação dramática da Prefeitura de Patos de Minas pode ficar ainda pior. Em atraso na Publicação de Relatórios de Gestão Fiscal (RGF), na Publicação do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), no Encaminhamento das Contas e no Exercício da Plena Competência Tributária, a Prefeitura não consegue a certidão do CAUC – necessária para a obtenção de recursos do Governo Federal. De acordo com a equipe de transição, são quase dois anos de atraso e uma decisão judicial impede até mesmo o repasse de verbas para obras já iniciadas.

Na reunião com técnicos da Empresa CONSIST, responsável pelo Sistema de Informática da Prefeitura, o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves cobrou agilidade da empresa para fazer as prestações de contas. O problema, no entanto, vai muito além. Mais do que a dificuldade inicial para acertar o programa com as regras mineiras, uma vez que a empresa é de São Paulo, há indícios de que servidores públicos boicotaram o sistema.

A direção da empresa também reclamou da falta de pagamento. Há meses sem receber, a CONSIST reduziu o número de funcionários que prestam serviço para a Prefeitura de Patos de Minas. Uma nova reunião ficou marcada para a próxima quinta-feira (15) para avaliar o andamento da prestação de contas.

O prefeito eleito José Eustáquio Rodrigues Alves demonstrou grande preocupação com o problema. Ele prometeu transparência e disse que vai deixar a população sempre informada da realidade da Administração Municipal.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Criminosos rendem família em fazenda, mantêm vítimas em cárcere e roubam sacas de café em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Homem flagra a casa do pai sendo furtada, persegue suspeito e o imobiliza até a chegada da polícia

Veja mais

Jovem de 22 anos é preso após sequência de roubos e furtos no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Carro derrapa na pista molhada e bate em barranco na MG410, em Presidente Olegário

Veja mais

Carro de família que viajava pela MG 230 é atingido violentamente por árvore e motorista fica ferido

Veja mais

Chuvas ajudam a amenizar o calor, mas causam estragos em Patos de Minas e na região

Veja mais