Engenheiro que elaborou estratégia da vitória espetacular de Hamilton no GP Brasil é de Patos de Minas

O patense foi ovacionado pelo piloto que dedicou a vitória ao piloto brasileiro Ayrton Senna.

O engenheiro Leonardo Donizete da Silva, de 30 anos, um dos responsáveis por definir a estratégia do piloto inglês Lewis Hamilton a se sagrar vitorioso no GP Brasil nesse domingo (14) é de Patos de Minas. O patense foi ovacionado pelo piloto que dedicou a vitória ao piloto brasileiro Ayrton Senna e ao povo brasileiro. Hamilton sempre se apresentou como um grande admirador do Brasil e saiu ainda mais ídolo, ao congratular o único engenheiro brasileiro da equipe, que na verdade, é um patense.

O engenheiro patense recebeu o troféu de Hamilton. Ele entrou na Mercedes há cinco e, nesse domingo, coordenou o grupo de estratégias da equipe em Interlagos: "Corrida mais marcante da temporada". Léo não costuma assistir às corrida pela TV. Logo que acabou o GP de São Paulo de Fórmula 1, ele desligou o rádio e foi ao encontro de dois amigos de faculdade que estavam em Interlagos. Como ambos ostentavam a credencial VIP, Léo quis ver a premiação de Lewis Hamilton ao lado deles. No caminho, porém, foi parado por Toto Wolff, chefão da equipe Mercedes, que o avisou: você vai representar a equipe no pódio hoje.

- De cara pensei: "Não é sério, né?". Porque é uma coisa muito única. Tem muitos engenheiros aqui e a maioria deles nunca vai ter essa oportunidade. A maioria dos engenheiros e mecânicos nunca venceu uma corrida - disse à reportagem da Globo Espote, logo após receber o troféu de equipe vencedora da corrida, além de um banho de champanhe de Hamilton ainda no pódio de Interlagos.

Leonardo Donizete da Silva, de 30 anos, é engenheiro estrategista da Mercedes. Nascido em Patos de Minas, começou a trabalhar na equipe inglesa em janeiro de 2017 e está na quinta temporada na F1. Torcedor do Atlético-MG, graduado em engenharia mecânica pela Unicamp, ele já foi professor e trabalhou no mercado financeiro, em São Paulo, antes de se mudar para Brackley, outra cidadezinha, essa situada a duas horas de Londres. E é para a Inglaterra que ele volta já na noite deste domingo. Se vai dormir no voo? - Acho que vou dormir hoje porque dormi muito pouco ontem. E, se dormir, sonharei muito bem - afirmou.

A corrida foi espetacular, com Hamilton largando na décima posição e vencendo a prova em um fim de semana no qual recebeu duas punições que, juntas, fizeram o heptacampeão do mundo perder 25 posições em duas largadas. Para recuperar essas colocações na pista, o time de estratégia é fundamental, como explica Léo Silva.

- Um papel que acho que a gente ajudou o piloto em particular foi dar uma ideia visual do quão perto do carro da frente ele tem que estar para saber que é hora de usar tudo o que ele tem para fazer a ultrapassagem na próxima curva. A gente faz várias análises para o piloto e cada circuito tem sua peculiaridade. No Brasil, um dos pontos era esse, não gastar chance na hora errada. E esse é um trabalho que a gente faz para ele - detalha o mineiro.

O sonho de trabalhar na Fórmula 1 começou em um estágio, ainda nos tempos de faculdade em Campinas. A entrevista de emprego para entrar na Mercedes apareceu por insistência. Aquele estudante mandava e-mails profissionais, falando de Fórmula 1, toda semana para a equipe. Até que conseguiu uma entrevista, para uma área diferente da Mercedes. E a conversa foi acompanhada pelo chefe dos estrategistas da equipe. Cinco anos depois, lá está o mineiro ajudando a equipe a vencer corridas e levantando o troféu de vencedor em Interlagos.

- É indescritível. Não consigo pensar em outro momento da minha vida que se equipare a esse. Sou muito grato pelo time ter me permitido essa oportunidade. Muito feliz que foi uma corrida histórica. A corrida de hoje provavelmente é a corrida mais marcante da temporada, em uma temporada que é das mais marcantes da história recente. Espero que aqueles que sabem que me ajudaram a chegar até aqui se sintam representados lá em cima, como todos os brasileiros, porque não tem muitos aqui e me sinto grato de ser um deles - celebra Léo.

Ele é o único brasileiro da Mercedes no time de pista. Na fábrica da equipe, há outro. Agora, além de Mauro Borges e Matheus Birigui, os colegas de faculdade que estavam no paddock, o Brasil inteiro sabe que ele é o engenheiro estrategista que ajudou Hamilton a chegar à 101ª vitória da carreira na F1.

- Não sou a pessoa que toma decisão, eu coordeno o grupo de estratégias em algumas corridas e passo sugestões pro pitwall. Minha relação com o Hamilton é, durante o fim de semana, mantê-lo a par de quais são os planos, quais estratégias a gente planeja executar na corrida, quais cenários ele precisa estar preparado. Passo tudo o que ele precisa saber quando a corrida começa - explica o engenheiro que considera esta a temporada mais difícil que já participou.

Com a vitória, Hamilton reduziu a vantagem de Max Verstapen de 21 para 14 pontos. No Mundial de Construtores, a Mercedes ganhou um respiro na liderança ao aumentar a diferença para a RBR de dois para 11 pontos. Ou seja, o Brasil vai ficar marcado na trajetória da Mercedes.

- O Lewis confia muito na gente e é muito aberto. Ele é muito inquisitivo, ele quer saber de tudo, perguntar tudo. Se não estiver convencido, ele vai perguntar. Assim ele consegue ser tão bom no que faz. É muito envolvido com o time. É uma inspiração muito grande poder trabalhar com ele. Esse campeonato é um exemplo de que vai até a última volta de Abu Dhabi. Se você estiver desmotivado, é só olhar para o lado - disse o engenheiro brasileiro.

Fonte: GE

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais