Enfrentamento a violência doméstica: Patos de Minas inaugura Casa da Mulher no dia 08 de março

Além de ampliar os serviços já oferecidos no município, esses serviços serão unificados em um único espaço

Na próxima sexta-feira, 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher e, este ano, a data marca a inauguração da Casa da Mulher de Patos de Minas. Resultado de esforços da administração municipal, a Casa da Mulher foi criada com o objetivo de reunir, no mesmo local, serviços de apoio, diminuindo o percurso a ser realizado entre os órgãos de atendimento e facilitando o acesso das mulheres que sofrem algum tipo de agressão.

Inaugurar a Casa da Mulher na data em que toda a sociedade está mobilizada quanto a questões relacionadas às mulheres reflete a preocupação da atual gestão em aprimorar o atendimento e a proteção dessa parcela da população que ainda tem muitos de seus direitos violados.  Para a secretária de Desenvolvimento Social, Jorgiane Suelen de Sousa, a Casa da Mulher consolida uma série de ações que já são desenvolvidas em Patos de Minas em defesa das mulheres vítimas de violência.


O espaço estratégico integra serviços da rede de proteção, visando ao atendimento completo e humanizado das vítimas de violência doméstica. Além de atendimento social, psicológico, orientação jurídica e oferta de oficinas de arteterapia, atividades que já eram realizadas pelo Centro de Referência da Mulher, no local serão oferecidos quatro novos serviços:

-registro de boletim de ocorrência (exceto em casos de violência física com corpo de delito e/ou casos graves): serviço realizado por meio da Delegacia Virtual.

-Cadastro Único: inclusão ou atualização do CadÚnico de mulheres atendidas pela Casa da Mulher (que estejam de acordo com os critérios do cadastro) para viabilizar o acesso a programas, serviços e benefícios socioassistenciais.

-Promam 5.0: atendimento para oferta de serviços da política pública de trabalho e renda (para mulheres acompanhadas pela Casa da Mulher).

-Selo Empresa Amiga da Mulher: certificação de empresas que contribuem com ações e projetos de promoção e defesa dos direitos das mulheres, especialmente no que tange ao combate à violência doméstica.

De acordo com a coordenadora da Casa da Mulher de Patos de Minas, Raisa Noronha, levar para um mesmo ambiente todos esses serviços é uma medida que potencializará o atendimento realizado no município. "A mulher que é vítima de violência doméstica encontra-se muito fragilizada e, geralmente, não tem forças para percorrer o trajeto entre os órgãos de atendimento, deixando, então, de receber o auxílio necessário para superar a situação vivenciada", destacou Raisa.

A Casa da Mulher fica na rua Cinco de Maio, 129, 2º andar, Bairro Antônio Caixeta. O funcionamento será de segunda a sexta-feira das 7h às 18h.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais