Encontro propõe a criação de Casa Abrigo Regional para receber mulheres vítimas de violência

O projeto, que já conta com o apoio da deputada estadual Lud Falcão para reforma e estruturação, será mantido pelo Consórcio Cispar-Amapar e atenderá às cidades consorciadas que aderirem ao serviço.

Patos de Minas sediou nessa quinta-feira (20) o 1° Encontro Regional de Gestores 2025 promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) – Regional Patos de Minas.  O evento reuniu gestores e representantes dos 22 municípios da região para discutir temas como a apresentação da proposta de implantação da Casa Abrigo-Regional em Patos de Minas, um serviço de acolhimento institucional para mulheres em situação de violência. O projeto, que já conta com o apoio da deputada estadual Lud Falcão para reforma e estruturação, será mantido pelo Consórcio Cispar-Amapar e atenderá às cidades consorciadas que aderirem ao serviço.

A Casa Abrigo-Regional tem o objetivo garantir a integridade física e psicológica de mulheres em risco de morte e de seus filhos, promovendo o exercício dos direitos da cidadania e o fortalecimento da autoestima. Entre os objetivos específicos do projeto estão a proteção das mulheres, a prevenção da violência e o acesso à rede de qualificação profissional para inclusão produtiva. O cronograma de implantação prevê a inauguração do serviço em 2026.

O encontro também serviu como um espaço para fortalecer os vínculos entre os municípios e os órgãos da rede socioassistencial, além de promover o compartilhamento de conhecimentos sobre as políticas de desenvolvimento social. A programação incluiu visita ao Restaurante Popular de Patos de Minas, quando os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o serviço oferecido à população.

Durante o encontro, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Patos de Minas falou sobre os desafios e as oportunidades na gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e também detalhou a proposta de implantação da Casa Abrigo-Regional, incluindo o plano de trabalho, a celebração do termo de convênio e o cronograma de execução do projeto.

É grande número de casos de violência contra a mulher na região. Não há um único dia em que a Polícia Militar não recebe chamado para atender casos relacionados à Lei Maria da Penha.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais