Encontro propõe a criação de Casa Abrigo Regional para receber mulheres vítimas de violência

O projeto, que já conta com o apoio da deputada estadual Lud Falcão para reforma e estruturação, será mantido pelo Consórcio Cispar-Amapar e atenderá às cidades consorciadas que aderirem ao serviço.

Patos de Minas sediou nessa quinta-feira (20) o 1° Encontro Regional de Gestores 2025 promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) – Regional Patos de Minas.  O evento reuniu gestores e representantes dos 22 municípios da região para discutir temas como a apresentação da proposta de implantação da Casa Abrigo-Regional em Patos de Minas, um serviço de acolhimento institucional para mulheres em situação de violência. O projeto, que já conta com o apoio da deputada estadual Lud Falcão para reforma e estruturação, será mantido pelo Consórcio Cispar-Amapar e atenderá às cidades consorciadas que aderirem ao serviço.

A Casa Abrigo-Regional tem o objetivo garantir a integridade física e psicológica de mulheres em risco de morte e de seus filhos, promovendo o exercício dos direitos da cidadania e o fortalecimento da autoestima. Entre os objetivos específicos do projeto estão a proteção das mulheres, a prevenção da violência e o acesso à rede de qualificação profissional para inclusão produtiva. O cronograma de implantação prevê a inauguração do serviço em 2026.

O encontro também serviu como um espaço para fortalecer os vínculos entre os municípios e os órgãos da rede socioassistencial, além de promover o compartilhamento de conhecimentos sobre as políticas de desenvolvimento social. A programação incluiu visita ao Restaurante Popular de Patos de Minas, quando os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o serviço oferecido à população.

Durante o encontro, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Patos de Minas falou sobre os desafios e as oportunidades na gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e também detalhou a proposta de implantação da Casa Abrigo-Regional, incluindo o plano de trabalho, a celebração do termo de convênio e o cronograma de execução do projeto.

É grande número de casos de violência contra a mulher na região. Não há um único dia em que a Polícia Militar não recebe chamado para atender casos relacionados à Lei Maria da Penha.

Últimas Notícias

Mãe é presa por invadir casa e “furtar” criança do pai em Coromandel; entenda

Veja mais

Homem monitorado por tornozeleira eletrônica é preso por furto de celulares em Patos de Minas

Veja mais

Obra da Copasa causa inúmeros transtornos e moradores cobram providências

Veja mais

Operação da Polícia Civil contra a pirataria digital apreende milhares de peças de TV Box em Araxá

Veja mais

Casal é preso por desacato e ameaça a enfermeira em unidade de saúde de Patos de Minas

Veja mais

Polícia Militar lança operação contra os chamados “rolezinhos do grau” em Patos de Minas

Veja mais