Encontro em Uberlândia vai reunir integrantes da cadeia produtiva de energia fotovoltaica

O Minas Solar 2023 vai acontecer no dia 21 de setembro, das 8h às 18h, no Auditório do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

Com o objetivo é prospectar novos negócios e capacitar as empresas de geração de energia fotovoltaica , o Uberlândia vai sediar o Minas Solar 2023. O encontro é promovido pelo Sebrae Minas e a Genyx Solar para apoiar os donos de pequenos negócios a aproveitarem as oportunidades desse mercado. Uberlândia é a cidade que tem o maior número de sistemas fotovoltaicos instalados em todo o estado. O Minas Solar 2023 vai acontecer no dia 21 de setembro, das 8h às 18h, no Auditório do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). As inscrições são gratuitas.

O Minas Solar vai reunir integradores, distribuidores, fabricantes, profissionais do setor e gestores públicos, em uma programação que inclui palestras, painéis e debates. O evento terá a presença de especialistas que vão apresentar as novidades do mercado, destacando tendências, oportunidades e novos modelos de negócios. Os participantes poderão conhecer mais sobre o mercado de energia solar no Brasil e no mundo, saber mais sobre gestão, vendas, operação e manutenção de usinas solares, abertura de crédito e financiamento para o setor, e a integração fotovoltaica em edificações.

O analista do Sebrae Minas Eduardo Ramos explica que o crescimento do mercado de energia solar tem impactado positivamente os pequenos negócios. “Além de qualificar as empresas que atuam no setor, vamos incentivar os pequenos negócios a adotar a energia solar, gerando redução nos custos e tornando o empreendimento mais sustentável”, afirma.

Potencial energético

Com quase 700 mil habitantes, Uberlândia se destaca na produção de energia solar fotovoltaica. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), trata-se da cidade com maior potência instalada de Minas Gerais, com cerca de 133 MW e 14.154 conexões operacionais, beneficiando 18.319 unidades consumidoras que recebem créditos no segmento de geração distribuída, que são as usinas de micro e mini geração de até 5 MW.

No ranking nacional, Minas Gerais é o estado com maior potência instalada de geração distribuída de energia solar - seja em telhados ou pequenos terrenos com mais de 3 gigawatts (GW) em operação - representando 13% de toda a potência instalada de energia solar no país. Além disso, possui mais de 255 mil conexões operacionais, espalhadas por 853 cidades, cobrindo 100% do território mineiro. Atualmente, são mais de 631 mil de unidades consumidoras que se beneficiam dessa energia para redução na conta de luz, com maior autonomia e confiabilidade elétrica.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais

Alunos de Agronomia do Unipam produzem mudas nativas para recuperação de mata em Patos de Minas

Veja mais