Encontro discute ações para combater o trabalho infantil em Patos de Minas

O objetivo do encontro é discutir estratégias para que menores de 9 a 16 anos sejam retirados das ruas.

O encontro aconteceu nesta terça-feira (18) no Rotary Clube. ( Foto: Maurício Fernandes )

Está cada dia mais comum ver nas ruas da cidade crianças e adolescentes trabalhando quando deviam estar na escola. Quem nunca se deparou com eles no trânsito vendendo guloseimas durante o dia e muitas vezes durante a noite e madrugada a dentro.

Pensando nisso, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) realizou nesta terça-feira (18), no Rotary Clube o primeiro encontro municipal para discutir ações para minimizar os casos de trabalho infantil em Patos de Minas.

O objetivo do encontro foi discutir estratégias para que menores de 9 a 16 anos sejam identificados, retirados das ruas e inseridos dentro do programa. O programa oferece assistência tanto ao menor e suas famílias, que de acordo com a renda entrará no subsidio do bolsa família oferecido pelo Governo Federal.

A criança e o adolescente assistidos pelo PETI recebem assistências com psicólogos, assistentes sociais além de participar de oficinas de música e artes oferecidas pelo programa em parceria com o CREAS.

O tempo mínimo de permanência do menor no programa é de 6 meses. Assim que, especialistas perceberem a transformação do menor, ele é encaminhado ao CRAS (Centro de Referência à Assistência Social ), onde dará segmento ao desenvolvimento.

Segundo dado do IBGE, só na nossa região, existem mais de 800 casos de trabalho infantil. Atualmente dentro do PETI são assistidas 9 crianças com idade entre 9 e 15 anos. Esses menores são descobertos através de busca ativa pelas ruas da cidade e em alguns casos são encaminhados pelo Conselho Tutelar ou pela Vara da Infância e Juventude.

O apoio da população é muito importante, para que não alimentem o trabalho infantil em Patos de Minas.

Autor: Maurício Fernandes

Últimas Notícias

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais

Mata do Cachorro pega fogo pelo terceiro dia seguido e altura das chamas assusta motoristas

Veja mais