Encontro destaca a restauração da Matriz de Sant’Ana e a valorização do Patrimônio Histórico

O encontro realizado dentro da igreja teve a participação de representantes da Escola Estadual Juca Mandu, da Igreja Matriz de Sant’Ana e do Conselho de Desenvolvimento Comunitário.

Igreja Matriz de Sant’Ana.

A Associação Educacional e Cultural Santa Terezinha (Acest), do distrito de Santana de Patos, promoveu uma ação educativa esta semana pela valorização do Patrimônio Histórico e destacou o andamento da restauração da Matriz de Sant’Ana. O encontro realizado dentro da igreja teve a participação de representantes da Escola Estadual Juca Mandu, da Igreja Matriz de Sant’Ana e do Conselho de Desenvolvimento Comunitário.

A ação educativa integra a programação oficial da 14ª Primavera de Museus em Patos de Minas - organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) - e foi realizado com apoio da Secretaria de Cultura, por meio da Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural (Dimep). Nesta semana, instituições museológicas de todo o Brasil realizam atividades diversas em torno do tema: "Mundo Digital - Museus em Transformação”.

Durante a ação educativa, o historiador e diretor da Dimep, Geenes Alves, proferiu a palestra “Uma viagem ao passado... de Santana e da Igreja”, abordando a origem da comunidade e suas transformações ao longo da história. Em sua fala, ele deu especial atenção ao importante patrimônio cultural representado pela Matriz de Sant’Ana e ao processo de restauração do bem. Segundo Geenes, “a centenária igreja de Santana de Patos, edificada em meados do século XIX e tombada como patrimônio cultural do município, é um patrimônio a céu aberto, que guarda valioso acervo de objetos e memórias importantes para a história de toda a região”.

Em sua apresentação, o diretor da Dimep procurou sensibilizar as lideranças presentes, ressaltando que seus antepassados construíram aquela suntuosa igreja em um período de muitas limitações e dificuldades e que, portanto, cabe à população local honrá-los, mantendo e preservando esse patrimônio. O momento também oportunizou aos santanenses trocas de informações e experiências importantes sobre a memória histórica do lugar, fortalecendo o sentimento de identidade cultural e reforçando o papel de cada um como sujeito histórico no processo de transformação da sua realidade.

Restauração da Igreja de Sant’Ana - A presidente da Acest, Aline Cardoso de Faria, destacou o papel da atual gestão da entidade na condução do processo de restauração do bem e também a importância do apoio da Mitra Diocesana e da Prefeitura de Patos de Minas. Ela anunciou que os projetos necessários à restauração completa da igreja foram contratados por R$ 90,4 mil e serão entregues até outubro pela empresa que conduz o trabalho.

Leandro Siqueira, pároco responsável pela Matriz de Sant'Ana, ressaltou que é necessário união da comunidade em prol da causa. Segundo ele, “é importante que os paroquianos apoiem as iniciativas da Acest e as campanhas realizadas pela comissão da igreja para acelerar as obras e finalizar o serviço o mais breve possível”.

De posse dos projetos, Acest, Mitra Diocesana, prefeitura e Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural (Condepahc) vão se reunir para acertar o início da execução da obra, cujo objetivo é priorizar a intervenção estrutural de modo a reabrir a igreja para uso da comunidade.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais