Encontro de Medicina Cardiovascular chega a sua sétima edição e reúne grandes especialistas em Patos de Minas

A organização do evento tem trazido sempre renomados cardiologistas do estado para tratarem dos assuntos mais significativos da especialidade.

O Serviço de Cardiologia do Hospital Nossa Senhora de Fátima realizou, na noite desta sexta-feira (18), a abertura do 7º Encontro HCORDIS de Medicina Cardiovascular. O evento, que já se tornou uma importante ferramenta de educação médica continuada do HNSF, terá continuidade neste sábado (19) e conta com a participação de vários especialistas e também alunos de Medicina. Nossa reportagem esteve no local e registrou como foi o evento de abertura.

Ao logo desses anos, a organização do evento tem trazido sempre renomados cardiologistas do estado para tratarem dos assuntos mais significativos da especialidade. E esse ano não poderia ser diferente. Estão sendo abordados temas relevantes como cuidados especiais no idoso cardiopata, avaliação de risco cardíaco para cirurgias não-cardíacas, fibrilação atrial, terapêutica invasiva das arritmias cardíacas, atualização no tratamento da insuficiência cardíaca, síndrome coronariana aguda e crônica, valvopatia aórtica, entre outros.


De acordo com o médico Dr. José Carlos da Costa Zanon, a cardiologia é uma área fundamental da medicina para que as pessoas tenham maior qualidade de vida. Afinal, segundo ele, é o coração uma peça fundamental para nós manter vivos. Ele falou aos alunos sobre os cuidados com cardiopatas frágeis, principalmente os idosos. Segundo o médico, a síndrome da fragilidade vem crescendo com o passar dos anos e é preciso saber lidar com esses pacientes, principalmente os idosos que a fragilidade não é só física, mas sim em todos os aspectos.


Para o Dr. Marcos Henrique Borges, o evento vem agregando muito valor com o passar dos anos e os alunos de Medicina são presenteados por terem contato direto com os mais experientes nomes da cardiologia estadual e nacional. Ele ressaltou a importância de sempre estar se atualizando em relação à medicina. O cardiologista do HNSF, Dr. Glauco Franco Santana disse que o evento contribui muito para a troca de experiências e, ao final, tanto alunos quanto profissionais que já atuam na área, saem com uma bagagem de conhecimento ainda maior.


Eles ressaltaram que, o maior beneficiado sem dúvida é para o paciente. Pois quanto mais conhecimento os profissionais agregam, mais eficaz e mais efetivo será o atendimento. O 7º Encontro HCORDIS continua neste sábado com mais palestras e troca de conhecimentos.

Últimas Notícias

Sicredi Rota das Terras – Edital de Convocação de Assembleia Geral Ordinária

Veja mais

Operação Semana Santa reforça fiscalização e mantém restrições nas rodovias de Minas Gerais

Veja mais

Mulher tenta expulsar marido de casa e briga tem água quente, agressões e celulares quebrados

Veja mais

Patos de Minas mantém ritmo de crescimento e gera mais 385 empregos formais em fevereiro

Veja mais

Homem é preso por cárcere privado contra a irmã e por ameaçar de morte o próprio pai em Patos de Minas

Veja mais

Homem tenta beijar vizinha grávida à força e acaba preso por importunação sexual, perseguição e violação de domicílio

Veja mais