Encontro de magistrados e assessores discute uso de IA no Poder Judiciário e judicialização da saúde em Patos de Minas

Objetivo do evento foi capacitar magistrados, assessores, servidores e estagiários

Foi realizado, nessa quinta-feira (3/4), o Encontro do Núcleo Regional da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) de Patos de Minas, no Fórum Olympio Borges. Na ocasião, foram debatidos os desafios e as aplicações da Inteligência Artificial (IA) no Poder Judiciário e a judicialização da Saúde.


O encontro, direcionado a magistrados e assessores, bem como servidores e estagiários, teve o objetivo de capacitar os participantes em relação aos fundamentos e às implicações da judicialização da Saúde [Tema 1234 do Supremo Tribunal Federal (STF)], e da IA no Poder Judiciário.


As palestras foram ministradas pelo juiz do Juizado Especial da Comarca de Teófilo Otoni, Renzzo Giaccomo Ronchi, e pelo gerente do Centro de Tecnologia e Mídias Digitais (Ceted) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Antônio Leonardo de Oliveira Vianna.


Para o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna, o evento evidencia o esforço da Corte mineira em levar formação contínua e de qualidade para todas as regiões do Estado.



O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef , desembargador Saulo Versiani (centro), evidenciou o esforço da Corte mineira em levar formação de qualidade para todas as regiões do Estado (Crédito: Valéria Viana / TJMG)

"Debater temas atuais e sensíveis como os desafios da Inteligência Artificial no Judiciário e a judicialização da Saúde contribui para uma atuação mais consciente, técnica e humanizada. Esses encontros regionais reforçam a capilaridade das ações educacionais da Ejef e promovem uma valiosa aproximação entre a Administração e os magistrados e servidores do interior, fortalecendo o diálogo e a construção conjunta de soluções", pontuou.


O juiz coordenador do núcleo regional da Ejef em Patos de Minas, Vinícius de Ávila Leite, revelou que sua expectativa com o evento é grande.


“São temas atualíssimos que nos interessam a todos, mesmo aqueles que nós não  estamos atuando diretamente nessas áreas, mas há sempre a possibilidade de enfrentarmos essas questões”.


O magistrado argumenta que a inteligência artificial é uma novidade, mas já é uma ferramenta de trabalho que poderá auxiliar no objetivo de dar mais celeridade a julgamentos que é um grande anseio da comunidade.


“E é uma alegria muito grande sempre receber a Ejef em nossa comarca, aqui na nossa região. E estamos aqui com a presença maciça dos juízes da região, aguardando com muita ansiedade os ensinamentos do Encontro.


O assessor jurídico Gustavo Henrique Rodrigues Paranhos, representante do coordenador do Núcleo da Ejef de Patos de Minas, juiz Vinícius de Ávila Leite, reforçou a importância de debater o assunto: "As maiores demandas que envolvem o Judiciário estão diretamente ligadas agora à ideia do Judiciário 4.0 e também ao novo entendimento do Supremo Tribunal Federal acerca do fornecimento de medicamentos por parte dos entes públicos."


O palestrante Antônio Leonardo de Oliveira Vianna falou sobre a iniciativa, cujo objetivo é apresentar a juízes e servidores as possibilidades criadas por meio da IA. "É um tema que gera muita dúvida, então tentei ser prático, abordando sobre o uso das ferramentas, sobre ética e o que pode ou não ser feito, além de algumas diretrizes. Acredito que foi muito proveitoso", ressaltou.


Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom- Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais