Encontro com diretores discute a segurança nas unidades prisionais de Minas

O secretário de Estado de defesa Social, Maurício Campos Júnior, participou da abertura do evento.

Equipamentos, técnicas de abordagem e o sistema integrado de informações penitenciárias (Infopen) foram alguns dos temas do I Encontro dos Diretores de Segurança do Sistema Prisional, realizado pela Secretaria de Estado de Defesa Social, nesta segunda-feira (15), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Belo Horizonte. O secretário de Estado de defesa Social, Maurício Campos Júnior, participou da abertura do evento.
Visto pelos organizadores do Encontro como peça-chave do sistema de segurança prisional, o infopen, foi também o tema que mais agradou aos participantes.“O infopen é um facilitador do combate à criminalidade, mas nem sempre é bem aproveitado. Neste sentido, a palestra foi muito esclarecedora. Mostrou o quanto é importante detalhar ao máximo o perfil dos detentos”, ressaltou o diretor de segurança do Presídio de São João del-Rei, Diovane Cardoso Ribeiro.
O sistema foi criado para que os agentes de segurança do Estado (polícias civil, militar, justiça e defesa social) tenham acesso às principais informações dos detentos de forma integrada. O infopen tem espaço para detalhamentos como número de visitas recebidas, cartas, telefonemas realizados e recebidos, tatuagens, cicatrizes e até apelidos. Características que podem facilitar e agilizar a identificação. “Quanto mais rico for o perfil, mais ágil é o trabalho dos agentes de segurança na prevenção de situações adversas”, explica a palestrante e coordenadora-geral do núcleo de Infopen da Superintendência de Articulação Institucional e Gestão de Vagas da Seds, Ana Carolina Nunes.
“As palestras sobre o sistema integrado de informações e o uso de armas químicas não-letais, foram muito proveitosas”, destacou o coordenador do Gite do Centro de Remanejamento de Segurança Prisional de Belo Horizonte, Marcelo Claudiano Calixto.
“Procuramos falar um pouco sobre a importância de cada um dos setores de segurança, desde escoltas e intervenções até um simples bom dia às pessoas que visitam seus parentes nas unidades prisionais”, resumiu o diretor de segurança externa da Superintendência de Segurança Prisional da Seds, André Mourão.
Para a diretora de segurança do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto (Piep), Luciana Maria de Oliveira, os encontros devem ser realizados com freqüência. “Esses eventos são importantes para padronizar as ações de segurança, devem acontecer sempre”, opinou a diretora que também apontou a palestra sobre o Infopen como um dos pontos altos do encontro.
Dentre as palestras desta terça -feira (16), segundo e último dia do evento, os temas abordados serão gestão penitenciária e procedimentos para escolta.

Últimas Notícias

Carreta bi-trem perde o controle, tomba e interdita MG410, em Presidente Olegário

Veja mais

Carro inicia conversão e é atingido por motociclista que fazia ultrapassagem, em Patos de Minas

Veja mais

Moradores usam sacolinhas plásticas para sinalizar fiação caída em via de Patos de Minas

Veja mais

Empresário discute com a esposa e acaba preso após ameaçar invadir festa com caminhonete

Veja mais

Devotos de Nossa Senhora da Abadia terão pontos de apoio para fazer suas romarias

Veja mais

Desentendimento entre vizinhos termina em briga generalizada em Patos de Minas

Veja mais