Empresários visitam recuperandos da APAC e mostram interesse de apoiar ressocialização

Trabalho desenvolvido sensibiliza empresários e lideranças.

A visita foi organizada pela FIEMG Regional Alto Paranaíba.

“Todo homem é maior do que seu erro”. Com esta mensagem, o promotor de justiça da Vara de Execuções Penais, Paulo Delicole, recepcionou representantes de entidades e empresários de Patos de Minas, na APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados. A visita foi organizada pela FIEMG Regional Alto Paranaíba, com a finalidade de disseminar o trabalho desenvolvido junto aos recuperandos, visando à ressocialização e a inserção deles no mercado de trabalho. Como resultado da visita, a FIEMG Regional irá analisar a possibilidade de formalizar termo de cooperação por meio dos Sindicatos Filiados – Sinduscon, Sindivest e Sindimetal, a fim de direcionar vagas de empregos nas indústrias para os egressos do sistema prisional.

Durante a visita, o promotor destacou os benefícios para os empresários que contratarem apenados em regime semiaberto. Como o trabalho do preso no regime fechado e semiaberto não está sujeito à CLT, o empresário fica isento de encargos como férias, 13º salário e FGTS.

A atuação da APAC foi apresentada pelo encarregado de segurança, Renato Alves Borges. Ele mostrou toda a estrutura existente e como é desenvolvido o trabalho com os 49 recuperandos, que estão em cumprimento de pena. “É fundamental para esses recuperandos que, na progressão para o regime semiaberto, consigam um emprego. Assim, eles conseguirão manter o sustento da família, e consequentemente, ficar longe da criminalidade”, enfatizou.

O promotor Paulo Delicole reforçou que recuperar o preso significa reduzir a criminalidade; proteger a sociedade; socorrer a vítima; promover a segurança e, ainda, fazer com que a execução penal alcance a efetividade: punir e socializar. “Queremos que estes indivíduos saiam da APAC, do sistema de execução penal, evoluídos e prontos para uma vida nova”, frisou.

O presidente da FIEMG Regional, Lisandro Bicalho, comentou que foi uma visita impactante. “O trabalho da APAC é surpreendente pela grandiosidade da obra. Os empresários se sensibilizaram com a causa e comprometeram-se a gerar empregos para os recuperandos quando saírem da APAC. Vamos acompanhar de perto cada progressão e buscar meios para que o recuperando saia já com o emprego assegurado”, ressaltou.

O presidente do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), José Carlos Borges dos Reis manifestou o interesse em formalizar o termo de cooperação em que a entidade irá verificar, junto aos associados, a possibilidade de contratação de egressos.

Fonte: Ascom FIEMG

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais